sexta-feira, 28 de junho de 2013

Apresentação sobre PCH's - Electra Power

Nesta quinta-feira, 27, aconteceu a primeira apresentação do projeto PET em Campo de 2013. Os alunos José Roberto e Waldney apresentaram sobre a importância das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) na geração de um país.

Vista da construção da barragem de uma PCH da empresa Electra Power®

O projeto "PET em Campo" objetiva trazer a rotina dos profissionais de Engenharia Civil ao conhecimento dos alunos do grupo PET Civil. Isso faz com que se crie uma consciência sobre a responsabilidade do profissional atuando nas diversas áreas de atuação do engenheiro, além de se ter um pouco mais de noção sobre as dificuldades e desafios de atuar em cada setor de um enorme gama de possibilidades que a Engenharia Civil disponibiliza. 


A visita ocorreu no início do mês de junho e a apresentação ao restante do grupo aconteceu ontem, com a finalidade de contextualizar todo o grupo sobre o engenheiro civil que trabalha com projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH).


Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), “Pequena Central Hidrelétrica é toda usina hidrelétrica de pequeno porte cuja capacidade instalada seja superior a 1 MW e inferior a 30 MW. Além disso, a área do reservatório deve ser inferior a 3 km².”

A partir da definição, foi possível entender mais sobre os projetos e peculiaridades de uma PCH. Com o auxílio da engenheira da Electra Power - Janine Groenwold - os alunos tiveram acesso a diversos projetos e plantas apresentados, sendo supridas várias dúvidas. 

Com os dados obtidos com a visita ao escritório da Electra Power, foi elaborada uma apresentação em ppt descrevendo as experiências adquiridas com a Janinie.

Slide de introdução da apresentação

A imagem acima refere-se à introdução da apresentação, esquematizando didaticamente a operação e funcionamento das turbinas em função da disponibilidade da vazão de um rio.

Construção da barragem de uma PCH
Escavação da contenção da água para construção da barragem

Mais informações podem ser obtidas com os apresentadores, que poderão informar sobre a visita, sobre o contato com a engenheira e sobre o material de apoio.

Contatos dos alunos que elaboraram a apresentação

http://electrapower.com.br/