sexta-feira, 7 de outubro de 2016

30 Inovações tecnológicas que vieram dos negros (e você nem sabia!)


Grande parte dos brasileiros desconhece a existência das contribuições de negros e negras para a ciência e tecnologia. Isto está fortemente relacionado à cultura eurocêntrica da sociedade, onde a genialidade provém apenas do homem branco. A palavra "escravo ainda limita estudiosos e historiadores, que enxergam africanos e negros como pessoas desprovidas de conhecimentos. Por este e outros motivos, nas salas de aula das escolas, em programas de televisão, cinema e também nas relações sociais é revelada apenas a contribuição do homem branco para as inovações, enquanto o negro e indígena são omissos dessas competências, restando apenas arte, cultura, esporte e fé. Mas será que não existe alguma invenção feita por estes povos?


Contribuições
Os antigos egípcios, das imediações do Monte Ruwenzori em Uganda na África Oriental, são creditados por várias invenções que lançaram bases para o desenvolvimento da ciência e tecnologia de hoje. A primeira técnica de agricultura, o arado tracionado por bois, que revolucionou a produção agrícola, foi inventada por esses povos em meados 2700 a.C. Foram os antigos egípcios, que introduziram a técnica de mineração de metais preciosos: ouro, estanho, ferro, cobre, etc. Os africanos antigos também foram os primeiros a desenvolver a escrita e o papel, este último vindo da planta Papiro, abundante nas margens do Rio Nilo. Além disso, os antigos hieróglifos egípcios foram um dos dois primeiros sistemas escrita inventados pelos seres humanos, sendo primeiro o dos sumérios. Além disso, o edifício que lançou bases para a indústria da construção civil foi o primeiro grande edifício de pedra do mundo, a pirâmide de Saqqara, no Antigo Egito. Ela foi desenhada por um africano, arquiteto, sacerdote e pai da medicina científica.

Inventores negros na ciência e tecnologia
Antes de tudo é importante ressaltar que ao longo da história a população africana criou e teve acesso à escola, escrita e universidades, como Per Ankh no Egito antigo, Sankore no Mali e Al Karouine em Marrocos, instituições estas omitidas pelo ensino etnocêntrico e eurocêntrico.

Keith Clayton Holmes (2008) fez um aprofundado estudo, que durou mais de 20 anos, sobre as contribuições e invenções de negros para o avanço mundial da ciência e tecnologia. Ele passou pelos 5 continentes e por mais de 70 países, onde conseguiu elencar milhares de invenções e patentes provindas dos povos negros, dentre estas ferramentas agrícolas, armas, metalurgia, medicina, materiais de construção, política, astronomia, engenharia, urbanismo, direito, entre outros. 

Na astronomia, pode-se levantar a contribuição dos antigos Dogon, no Mali. Eles já tinham alguma noção sobre um pequeno satélite que podia ser visto a olho nu, o satélite da estrela Sirius. Além disso, eles conheciam mais de 80 elementos fundamentais da astronomia, e documentaram isto através de desenhos. A navegação também já ocorria no Egito, há mais de 2000 anos anteriormente aos portugueses; A matemática utilizada para dar vida às construções também foi um forte legado africano. Nesse sentido eram utilizadas coordenadas retangulares para desenho de curvas e precisão de 0,07º no traçado dos ângulos; Na área da engenharia e arquitetura além das famosas pirâmides,  outras obras que merecem ser destacadas são as ruínas da muralha do complexo urbano do Grande Zimbabue, onde o método construtivo remete aos sítios históricos de Macchu Picchu e Cuzco; Uma outra contribuição que pode ser citada nesta área e a produção de aço e fornos que atingiam temperaturas altíssimas, método até hoje vigorado na indústria da construção civil para confecção de aço para variados usos.

Estas informações deram vida ao seu livro Black Inventors – Crafting Over 200 years of Success (Inventores Negros – Elaborando Mais de 200 anos de Sucesso), onde Holmes comprova que o processo de invenções não se originou na Europa e que, de 1900 a 1999, inventores pretos patentearam mais de 6.000 invenções (pelo menos 400 patentes conquistadas por mulheres negras) e entre 2000 e 2007, cientistas negros patentearam mais de 5.000 invenções. Foi através de mentes africanas que se tornou possível a atual revolução mundial em ciência e tecnologia. Confira abaixo apenas 30 das milhares de invenções patenteadas pelos negros:

1.    Unidade de ar condicionado para caminhões: Frederick M. Jones (1949)
2.    Processador de 1 gigahertz: Mark Dean (2000)
3.    Banco de sangue e embalagem para plasma sanguíneo: Charles Drew (1940)
4.    Videogame (Fairchild Channel F, 1º videogame doméstico): Gerald Lawson (1976)
5.    Elevador: Alexander Miles (1887)
6.    Microfone eletroacústico: James Edward Maceo West (1962)
7.    Extintor de incêndio: T. Marshall (1872)
8.    Bonde elétrico: Elbert R. Robinson  (1893)
9.    Máscara de gás: Garrett Morgan (1914)
10. Semáforo: Garrett Morgan  (1923)
11. Acoplador automático de vagão de trem: Jenny Coupler (1897)
12. Controle de termostato: Frederick M. Jones (1960)
13. Motor: Frederick M. Jones (1939)
14. Fabricação de açúcar: Norbet Rillieux (1846)
15. Vela de ignição para motores: Edmond Berger (1839)
16. Estetoscópio: Imhotep; Egito Antigo
17. Fogão: T. A. Carrington (1876)
18. Refrigerador: John Stanard  (1891)
19. Guitarra: Robert F. Flemming (1886)
20. Triciclo: M. A. Cherry (1886)
21. Caneta: William B. Purvis; (1890)
22. Torpedo (imersível): André Rebouças(1865-1866)
23. Máquina de escrever: Burridge & Marshman (1885)
24. Quimioterapia: Jane Cooke Wright (1950-1960)
25. Escada antiincêndio: J. W. Winters (1878)26. Câmera ultravioleta de controle remoto/espectógrafo usada na missão do Apollo 16 à lua (1972)
27. Filamento de carbono da lâmpada elétrica: Lewis Latimer (1881)
28. Óculos 3D: Kenneth J. Dunkley; 7 de março de (1989)
29. Fibra ótica. Thomas Mensah: Setembro de (1987)
30. Câmbio automático: Richard Spikes (1932)



Estas 30 invenções listadas, além das mostradas no vídeo, são algumas dos milhares de inventos criados por descendentes de africanos na América, África, Europa, Oceania e Ásia contribuíram efetivamente para o avanço tecnológico e científico ao redor do mundo.  A ideia de Diante de tudo isso, vamos rever nossos conceitos e descolonizar nossas mentes?!
Referências:
HOLMES, Keith C. Black Inventors – Crafting Over 200 years of Success. New York: Global Black Inventors Research Projects, 2008.
http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/268
http://iabepe2.blogspot.com.br/2013/01/contribuicao-africana-para-o-mundo.html

Confira a matéria original aqui:

SILVA, Renato Araújo. Isto Não é Magia; é Tecnologia: subsídios para o estudo da cultura material e das transferências tecnológicas africanas ‘num’ novo mundo. São Paulo: Ferreavox, 2013.