sexta-feira, 14 de junho de 2013

Defesa de mestrado da aluna do PPGECC, Débora Perelles

Nesta quinta-feira, 13, ocorreu a defesa da dissertação da aluna Débora Helena Perelles, do mestrado do PPGECC (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil) da UFPR.

Débora, durante a defesa de mestrado, orientada pela
professora Mildred

Professora do Departamento de Construção Civil (DCC – UFPR), Débora apresentou seu trabalho de mestrado - intitulado "ESTUDO ANALÍTICO DO COMPORTAMENTO DE UMA VIGA BIAPOIADA DE CONCRETO ARMADO REFORÇADO COM UM COMPÓSITO DE FIBRA DE CARBONO" - para a banca composta pelos professores doutores Marcelo Medeiros, Roberto Dalledone e Marcos Arndt, além da orientadora, professora Mildred Ballin Hecke, ex-professora da UFPR e ex-tutora do grupo PET Engenharia Civil.

A fibra de carbono é um material que se destaca pela alta resistência a tração e o baixo peso, podendo ser aplicado em diversas atividades, de fácil transporte e manuseio. Na construção civil é utilizado principalmente associado a uma matriz polimérica, sendo fixado em vigas e colunas como reforço estrutural através de uma cola a base de epóxi.

O estudo realizado foi apoiado nas pesquisas pré-existentes de Beber et al., 2001, e Obaidat 2007 e 2010, utilizando o Ensaio de Stuttgart como forma de rompimento. Os resultados obtidos de incremento de resistência da peça reforçada foram satisfatórios perfazendo 41,80% de aumento.

Observam-se inúmeras vantagens no uso da fibra que viabilizam sua utilização, a facilidade na aplicação, a grande redução no peso da estrutura podendo substituir parte da armadura, a possibilidade de obtenção de peças mais esbeltas, entre outros aspectos positivos. Entretanto, como foi comentado pelo Professor Dalledone, deve-se ter cautela quanto à ação do fogo sobre a fibra de carbono, em casos de incêndio, devido à possibilidade de ocorrer o colapso da estrutura.

Parabenizamos à mestre Débora Helena Perelles pelo trabalho desenvolvido e, assim como a banca examinadora ressaltou, esperamos que seja propulsor para o desenvolvimento de uma norma brasileira (NBR) e estimule o uso do material na indústria de construção civil nacional.