segunda-feira, 3 de junho de 2013

PET Civil participou do XVI SulPET

Durante os dias 29 de maio e 2 de junho ocorreu o XVI Encontro Regional dos Grupos PET da Região Sul do Brasil, o SulPET. O evento ocorreu na Universidade Federal de Rio Grande, FURG, em Rio Grande - RS. A UFPR estava representada pelos grupos de Engenharia Civil, Eng. Elétrica, Eng. Florestal, Eng. Química, Farmácia, Ciência da Computação, Estatística, Quimica, Litoral Social e Litoral Comunidades do Campo. O PET Civil esteve representado pelos alunos Bruna Buher, Jullian Douglas, Kemmylle Sanny e Waldney Bruno.
Petianos na chegada à FURG.
Na abertura do encontro foi realizada uma conversa entre o responsável pelos grupos junto ao MEC, Thulio de Andrade Novais Dantas, o Presidente da CENAPET, Profº. Ayala, a Magnífica Reitora da FURG e os petianos presentes. Nesta conversa pode-se ver a importância do PET para a educação no Brasil, contribuindo para a produção de conhecimento e melhoria dos cursos de graduação das diversas universidades.


Kemmylle e Bruna durante a apresentação do trabalho.
Nesse evento o grupo teve a oportunidade de submeter um banner sobre o projeto "Competição de Pontes de Papel", montado pelas petianas Bruna e Kemmylle, além de poder acompanhar os projetos realizados pelos grupos de outros cursos e outras universidades. Houve também um momento em que os PET's se reuniram de acordo com as suas áreas de trabalho, podendo compartilhar experiências e opiniões sobre o próprio grupo e o programa.

O ponto alto do evento foram as discussões dentro dos grupos de trabalho propostos pela organização. Os Grupos de Trabalho foram divididos em: Organização Política; Marco legal e estruturação do programa; Fomento para os Grupos PET; Avaliação; Educação Tutorial, graduação e pós-graduação; Revisão Estatutária e  Mobilidade Acadêmica, Estágios Curriculares e os Grupos PET.

Os encaminhamentos tirados nas reuniões dos GTs foram levados para a Assembléia Geral, quando foram debatidos e aprovados pelos participantes da Assembléia. Tais encaminhamentos serão levados para o Encontro Nacional dos Grupos PET, o ENAPET, que acontecerá no mês de outubro em Recife.

Os encaminhamentos e demais ações realizadas no SulPET podem ser encontrados no site do evento: 
sulpet.furg.br/