terça-feira, 30 de setembro de 2014

Projeto Mola - Participe!


Você conhece o Mola Structural Kit?


Todo engenheiro civil precisa entender como as estruturas se comportam quando submetidas à diversos carregamentos para podermos dimensioná-las da melhor maneira possível. Ver esse comportamento muitas vezes é bastante complicado e o Mola Structural Kit tenta solucionar esse problema.

Ele funciona a partir de molas que simulam as barras de diversas estruturas e consegue reproduzir de maneira clara as deformações que ocorrem nelas. Não seria mais fácil aprender sobre estruturas vendo como elas funcionam?


Como ter o Mola na UFPR?

 Os criadores do kit estão arrecadando dinheiro através do site catarse.me/mola. Qualquer pessoa pode apoiar o projeto. A partir de uma doação de um valor estabelecido pelos criadores cada doador recebe um "prêmio" pela sua doação. Um dos modelos de doação, de R$350, dá direito a 1 kit completo. 

A Universidade não pode comprar os kits pois não há tempo hábil para realizar o pregão, que é a maneira como compram-se coisas na UFPR, e também porque não é possível fazer doações pela instituição.

O PET Civil está organizando uma campanha de arrecadação entre os alunos. O objetivo é arrecadar R$3500,00, que dá direito a 10 kits Mola, uma palestra e um workshop para vinte pessoas com o criador do projeto, além do nome da Universidade como colaborador do mesmo. A ideia é que esses kits sejam usados nas disciplinas de estruturas,esteja disponível para a graduação e que, posteriormente, haja um laboratório didático de estruturas para a engenharia civil.


As doações podem ser feitas até dia 14/10/14 e as entregas serão feitas a partir de Julho de 2015. Caso não consigamos arrecadar todo o dinheiro cada doador será reembolsado. As doações de qualquer valor podem ser feitas na sala do PET. 

Faça sua doação, divulgue para seus amigos e ajude a melhorar o curso de engenharia civil da UFPR.

Acompanhe o andamento das doações: bit.ly/projetomola