segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Empreendedorismo 3.0



   
Afinal, o que é empreender? Como se empreende hoje em dia? E como deveria se empreender?

Para essas e muitas outras questões, Júlio Lussari afirma ter as respostas com sua teoria do Empreendedorismo 3.0!



Além de dono de uma empresa de consultoria empresarial, Lussari também é escritor, palestrante e ministra cursos, todos voltados ao aprimoramento e optimização individual e empresarial. Porém, um dos pontos que Júlio Lussari mais apresenta como prorrogativa para falar de empreendedorismo foram as três empresas que ele faliu. "Aprender com os erros é essencial" comenta o empresário.

  


A teoria do Empreendedorismo 3.0. aponta três grande pontos a se entender antes de se empreender , as mesmas perguntas feitas no início da matéria. 

  • 1.0 :O que é empreender? "Empreender é evoluir" afirma Lussari. Consiste de buscar oportunidades e criar aquelas que não puderem ser encontradas. Aquele que está disposto a empreender deve saber que é um trabalho árduo e exigente, mas que compensa. Deve-se estar disposto a arriscar, a errar e, principalmente, a aprender.
  • 2.0 :Como se empreende hoje em dia? Como se coloca em prática? Há muitas formas de se começar a empreender. A bolsa de valores, mercado imobiliário ou iniciar sua própria empresa são exemplos. A grande questão é: como me destacar? Como dar certo? Resposta: "Seja extraordinário."
  • 3.0 :A forma como se empreende hoje muitas vezes não é a correta. Logo, como se deveria empreender? Como aplicar as práticas corretas? "Equilibrando aquilo que se dá e o que se recebe “, segundo o empresário. Lussaria aponta que muitas vezes o funcionário não dá à empresa tudo o que poderia e que as empresas não dão ao cliente tudo o que poderiam. Todo aquele que se destaca de forma positiva nesse quesito já está na frente. Uma empresa que dá a mais do que o cliente pediu, agradará além das expectativas e, potencialmente, cativará o cliente de forma a ter uma fonte de propaganda indireta gratuita, por exemplo. 
Algo que também é levantado como importante são as coisas que se deve Saber antes de empreender:




"As pessoas não planejam fracassar, fracassam por não planejar" 

O planejamento é vital para todo o empreendimento que pretende dar certo. Não há empresa forte que tenha começado com um "talvez seja assim”. 
É importante lembrar também que nenhum plano de negócio sobrevive ao primeiro contato com o cliente. Sempre que uma ideia surge, é importante apresentá-la ao público. Nesse evento se mostram as falha e acertos do plano, permitindo, assim, que se aprimore o plano até se tornar viável. É importante nunca começar uma empresa sem antes ter um plano plausível para mantê-la. 




  • Alem disso há tudo aquilo que a faculdade não te ensina: 
Muitas pessoas acreditam que um diploma universitário é a porta para o sucesso imediato. Enganam-se. Ultimamente, com o acesso facilitado a universidade e o número crescente de vagas, o diploma deixou de ser algo tão excepcional. Além da formação formal, na universidade, o futuro empreendedor deve ter a chamada Formação informal. Cursos por fora, experiência em pequenos projetos e trabalhos são cargas horarias que moldam o caráter do indivíduo de forma a ensiná-lo várias habilidades necessárias para empreender. Além de saber o que te ensinam, deve-se saber aprender sozinho. "O futuro é autodidata”, como diz Lussari. O mundo não para de se renovar, então não se pode parar de estudar e aprimorar se. 



 

  • Existem regras que todos aqueles que faliram uma empresa aprendem, dentre elas:
Existe um sentimento de responsabilidade que deve haver. Para adquiri-lo, Lussari aconselha " Pague uma conta. Quando puder assumir essa tarefa, vai ter no que se preocupar sempre.". Muitos já trabalham ou estudam no período em que pensam em empreender, nesse caso, deve-se flexibilizar seu horário. Sua hora livre da empresa que o emprega deve ser a hora de trabalho para a sua própria. Quando tiver trabalhado o bastante para montar um plano concreto para sua empresa, deve ter a coragem de tornar esse plano B em plano A. Peça demissão. Algo também considerado importante é conseguir um mentor. Alguém que já passou por tudo o que você está passando vai saber te dar um norte. Porém, por que alguém lhe daria consultoria de graça? Resposta: "Seja a água de baixo". Imaginando um chafariz, as gotas mais altas só chegam lá por conta das gotas de baixo delas. Uma empurra a outro para cima. Por essa analogia, se voce quer um mentor, deve ajudá-lo a ser uma "gota de cima" havendo assim uma reciprocidade. E, no fim das contas, é importante se esforçar para ser exemplar em tudo o que se faz.




  • Mas no fim, o que eu tenho de ser para ser empreendedor? Eis alguns pontos:
  1. Toda pessoa vencedora tem um objetivo claro em mente.
  2. A capacidade de reunir várias mentes em torno de um mesmo assunto. 
  3. Confiança em si mesmo.
  4. Inciativa.
  5. Alimentação constante do seu entusiasmo.
  6. Fazer sempre mais do que o esperado.
  7. Tirar proveito do fracasso.
  8. Respeitar a Regra de Ouro, nunca faça nada a alguém que não gostaria que fosse feito a você.
  9. Vencer o inimigo dentro de você.
Por fim, Júlio Lussari afirma:

"Um bom profissional ganha um salário mediano. Um profissional excelente ganha bem, portanto, seja extraordinário."