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A engenharia civil tem como
grande destaque a criação ou adequação de espaços para infinitas destinações.
Nós, como engenheiros civis, construímos edifícios residenciais, comerciais,
shoppings, estradas, pontes, barragens, etc. Porém, sem o devido investimento, o que
deveria se tornar grandioso se torna esquecido e, por fim, abandonado.
Temos no Brasil diversas
obras que demandaram ou ainda demandam grandes investimentos e que o benefício
dessas são aparentes, todavia, a má gestão dos governantes se esbarra com o
progresso. O grupo PET Civil destaca quatro grandes obras que são, de longe, tema
para grandes discussões sobre dinheiro público sendo jogado fora e o papel
social que o engenheiro civil tem para impedir ou quem sabe intervir nessas
obras.
Ponte
Internacional Brasil – Guiana Francesa
Conhecida como ponte Binacional, tem como principal objetivo ser a
primeira interligação por terra entre os dois países. Os investimentos na ponte
chegam a 61 milhões de reais por parte do governo brasileiro e ela está pronta
desde 2011, porém, por atrasos na construção da rodovia que interliga o Macapá,
a ponte ficou inutilizada até recentemente.
A aduana da polícia federal é provisória e a definitiva está orçada em
mais de 13 milhões de reais, só quando esta estiver pronta é que a ponte enfim
será inaugurada. O tráfego no local, entretanto, já é liberado.
Ponte Binacional - Brasil/Guiana Francesa |
Transposição
do Rio São Francisco:
O projeto prevê a criação de 470 km de canais, estações de bombeamento,
recuperação de 23 açudes e construção de 27 reservatórios interligando 390
cidades do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte que sofrem com
seca. Inicialmente prevista para 2012, a obra de 4,7 bilhões de reais saltou
para 8,2 bilhões de reais e só será entregue no final de 2015. Atualmente, a construção está com 63% das obras concluídas.
Foto de um canal no Ceará, Transposição do Rio São Francisco |
Fura-Fila
As obras do fura-fila, em São Paulo, se alastram desde 1997, inicialmente
projetado para ser um corredor expresso para veículos leves sobre pneus. O
prefeito na época, Celso Pitta, consumiu em três anos mais de 270 milhões de
reais e nada foi entregue. A prefeita Marta Suplicy, entre 2001 e
2004, renomeou o projeto para Paulistão e o custo durante esses 4 anos subiram
para 330 milhões de reais, apenas na gestão de Gilberto Kassab, em 2007, que
foi entregue o primeiro trecho da obra, que custou cerca de 594 milhões de
reais.
O preço total do projeto estima-se em 2,3 bilhões ligando a Vila Prudente
e a Cidade Tiradentes e será concluído até 2016.
Fura-Fila - São Paulo/SP |
Rodovia Transamazônica
Com a ideia de facilitar o desenvolvimento da região nordeste e norte do Brasil, o general Emílio Garrastazu Médici lançou em 1970 o Plano de Integração Nacional (PIN), que tinha como função promover a integração do Sul – desenvolvido, rico, industrial – com o Norte – subdesenvolvido, pobre, agrícola. O investimento da época chegou a 1,5 bilhão de dólares, cerca de 7,7 bilhões de dólares atualmente, para construir 4073 km, equivalente a interligar Lisboa com Moscou. Porém, o que vemos hoje é mais de 50% da estrada não asfaltada e durante o período de chuvas fica impossibilitado o trafego nesses trechos.
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