quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A Universidade Politécnica da Flórida inaugura novo campus: uma inovação estrutural e tecnológica!


Innovation, Science & Technology Building - Arcspace.com
Em 2009, o arquiteto, Santiago Calatrava, aceitou o desafio de projetar o novo campus da Universidade Politecnica da Flórida, em Lakeland. Perante essa situação, Calatrava projetou um edifício central que seria o símbolo do campus e serviria como biblioteca regional. Sendo assim, o engenheiro de estruturas Thornton Tomasetti assumiu as rédeas e colocou o projeto em prática.


Esse primeiro edifício, chamado “Innovation, Science & Technology Building”, possui aproximadamente 19 mil m², custou cerca de 60 milhões de dólares e foi inaugurado, após 28 meses de construção, no final de agosto deste ano.

A estrutura chama atenção pela habilidade do engenheiro em utilizar materiais e táticas adequadas que promoveram a execução da esplêndida estrutura. O edifício é externamente composto por um pergolado e um telhado móvel. O pergolado é estruturado por treliças feitas de aço leve que cercam todo o edifício desde o chão até o telhado. Ele é cheio de vãos permite que a luz solar infiltre no edifício, reduzindo a quantidade de energia necessária durante o dia.

O telhado é composto por estruturas brise-soleil, ativadas hidraulicamente, que servem para permitir que hajam sombras e, assim, evitar o calor excessivo dentro do prédio. Todas as grelhas podem ser controladas individualmente, isso para que possam ‘seguir’ o movimento solar da manhã ao pôr-do-sol. E o interessante é que também foram adicionados painéis que captam a energia solar, promovendo sustentabilidade à construção.

                Estrutura externa - a as architecture

Construção das grelhas - Thorntontomasetti.com

Mas que matérias foram usados para levantar e sustentar a estrutura?

A parte exterior é composta de aço, alumínio, é revestida por alumínio, concreto e vidro. Já o interior do edifício é composto por um pavimento de concreto, assim como pilares de concreto, gesso, aço e vidro.

Corredor interno do edifício - Thorntontomasetti.com/

E uma das coisas mais legais é que além do aspecto estrutural ser avançado e ‘futurístico’, o funcionamento desse edifício, que é uma biblioteca, também é altamente tecnológico. Isto é, o Innovation, Science & Technology Building foi a primeira biblioteca inaugurada sem livros impressos. Todos os materiais dessa biblioteca são disponibilizados online, em pdf, etc. Mas, é claro, isso não impede que os alunos possam ir até a biblioteca com seus livros impressos para estudar.

Este novo campus da Universidade Politécnica da Flórida representa um avanço na engenharia civil, introduzindo tecnologias inovadoras e levando em conta o conceito de sustentabilidade, na arquitetura e na forma de ensino e estudo. Quem sabe num futuro próximo o Brasil também possa inovar de tal maneira...

Imagem: a as architecture

Imagem: Zupi.com