segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Projeto de prédio subterrâneo na Cidade do México

            


             Muitas cidades estão enfrentando problemas de urbanização e superpopulação e precisam encontrar soluções eficientes para acompanhar tal crescimento, como por exemplo, a construção do edifício Sky City, na China, o qual será o mais alto do mundo e abrigará aproximadamente 30 mil pessoas. Outro projeto, ainda mais ousado, é a construção de um prédio subterrâneo, na Cidade do México.



       O projeto consiste em uma construção com 65 andares e mais de 300 metros de profundidade, na forma de uma pirâmide invertida. A empresa responsável pelo projeto é a BNRK Arquitectura e o custo previsto chega próximo dos R$ 1,75 bilhões. Além de apartamentos e escritórios, o prédio contaria também com espaço para um museu da cultura pré-colombiana e lojas.

            A construção seria toda em concreto, para suportar a pressão do solo, além de um muro de concreto ao redor de toda a obra para evitar desmoronamentos. O centro da pirâmide será vazio, o que proporcionará a entrada de ar e luz natural, com objetivo de reduzir o consumo de energia.

            O projeto não agradou toda a população, uma vez que o prédio estaria localizado sob a principal praça no centro da cidade, Zócalo, região histórica da cidade com muitos edifícios antigos, os quais são vulneráveis a tremores. Entretanto, a empresa garantiu que o processo construtivo leva possíveis movimentos de terra em consideração e que a região não seria afetada.

            Por ainda estar em fase de projeto, a obra não tem previsão para começar e ainda não se sabe se realmente começará. Porém, o projeto em si nos mostra que estamos longe do limite da engenharia, e por essa razão as pesquisas se fazem tão importantes, descobrindo novas tecnologias e formas de aplicá-las para solucionar problemas que afetam cidades do mundo inteiro.