segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Câmpus Cabral da UFPR terá prédio sustentável

O projeto que guiará as obras deve ficar pronto em nove meses e, em seguida, será aberto o processo de licitação para a construção

UFPR / Divulgação / Para a UFPR, a nova estrutura facilitará a interação entre os alunos
Alunos dos cursos de Comunicação Social, Design e Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ganharão um prédio sustentável para abrigar suas turmas. Depois de um concurso nacional que recebeu 111 inscrições, o projeto vencedor foi anunciado no mês de julho, quando a comunidade acadêmica conheceu as futuras características do espaço.

O Câmpus Cabral – mais conhecido como Câmpus Juvevê, por ficar na divisa dos dois bairros –, receberá, além dos cursos, as novas sedes para a TV e Rádio Universitárias, a reserva técnica do Museu de Arqueologia e Etnologia e uma livraria para a Editora da UFPR. O projeto é assinado pelo arquiteto Arthur de Mattos Casas, de São Paulo. “A nova estrutura traz a paisagem para dentro do edifício, gerando percursos diversos e uma grande riqueza espacial”, diz Casas.
Segundo a UFPR, o projeto ganhador organiza bem os departamentos, é luminoso e possibilita a interação entre os alunos. Outro ponto que influenciou a escolha foi a possibilidade de integração do câmpus com a Praça Brigadeiro Mário Calmon Eppinghauss, situada nas proximidades.
Apesar da premiação o projeto ainda pode sofrer a alterações, conforme previa o edital. O projeto executivo que guiará as obras deve ficar pronto em nove meses e, em seguida, será aberto o processo de licitação para a construção.