quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Curitiba é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo


Anúncio oficial foi feito pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, nessa terça-feira (18), em evento no litoral catarinense. Obra deve ser concluída em 15 de maio


Portal da Copa

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, confirmou na tarde da terça-feira (18) a participação de Curitiba como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 e disse que as obras na Arena da Baixada devem estar concluídas até 15 de maio. O anúncio foi antecipado numa rede social e oficializado em entrevista coletiva realizada em Florianópolis (SC), onde acontece o congresso técnico para o campeonato mundial. Serão promovidos dois eventos-testes no estádio antes da inauguração.
O consultor de estádios da Fifa, Charles Botta, o gerente de estádios da Copa, Roberto Siviero, e o gerente de arenas do Comitê Organizador Local (COL), Carlos de la Corte, vistoriaram o estádio do Clube Atlético Paranaense na manhã da terça-feira para assegurar o avanço dos trabalhos, conforme termos e prazo determinado por Valcke em visita ao local no mês passado. À época, cogitava-se a exclusão da capital paranaense do certame em função de atrasos no cronograma de obras.
De acordo com o coordenador-geral da Copa no Paraná, Mario Celso Cunha, o estádio já tem gramado plantado, em processo de irrigação, e mais de 15 mil cadeiras foram instaladas. A cobertura estaria praticamente finalizada, assim como o acesso aos vestiários. O sistema de iluminação e som também estariam em estágio avançado de implantação. Atualmente, 1,3 mil pessoas trabalham nas obras na Arena da Baixada, 400 a mais do que em janeiro. Esse número deve chegar a 1,5 mil nos próximos meses.
Um aporte financeiro deve garantir a finalização dos serviços dentro do prazo estipulado. Nos próximos dias, deve ser liberado um novo empréstimo, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), destinando mais R$ 65 milhões para a obra. A aprovação do crédito depende do resultado da auditoria que está sendo feita no orçamento final da obra, apresentado pela CAP S.A., bem como da apresentação das garantias necessárias
Repercussão
O governador do Paraná, Beto Richa, disse que a decisão dos organizadores da Copa no Brasil demonstra respeito e confiança nas soluções encontradas para resolver os problemas enfrentados pela Arena da Baixada. “Nunca duvidei que Curitiba estaria na Copa. Tudo que era preciso fazer para a conclusão do estádio foi feito e as obras seguirão aceleradas”, afirmou.
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, enfatizou que todas as obras da Copa do Mundo foram assumidas como compromisso da cidade, compromisso este que está sendo honrado. Fruet atribuiu a confirmação de Curitiba como cidade-sede do campeonato mundial aos esforços empenhados pela comissão formada a pedido da Fifa e que conta com a participação da Prefeitura de Curitiba e do Estado do Paraná.
Ainda, destacou que foram baixados os custos de diversos itens, como dos geradores de energia. “O estádio ficará pronto a tempo e com qualidade. É hora de mostrar ao mundo que nós, curitibanos, cumprimos as nossas obrigações. Agora depende de nós fazer a Copa valer a pena”, ressaltou.
Em nota assinada pela assessoria de comunicação e divulgada no site da agremiação desportiva, o Clube Atlético Paranaense destacou que “ao contrário dos pessimistas e agourentos de plantão, que torceram contra a realização do maior evento do mundo em nossa cidade, o Clube Atlético Paranaense sempre acreditou e trabalhou incansavelmente para que isso acontecesse”.
Por Maria Emilia Staczuk
Fonte: PiniWEB