terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Despedida da Gabriela Bill do PET Civil

No PET Civil, quando um integrante pede desligamento do grupo, ele escreve uma "carta de despedida". Todas as cartas disponíveis estão disponíveis na página "Depoimentos". Desta vez, a carta é da Gabriela Helena Bill, petiana desde o final de 2012, que se despediu do grupo no final do ano passado.


"Bom Dia PET’s,
   Pensei, pensei, repensei, pensei de novo, e não cheguei a nenhum resultado de como seria “A Carta de Desligamento Perfeita”, então pensei: acho que deve ser algo mais orgânico mesmo.
Lembro tão bem do dia da matrícula, quando a Ana Julia veio com aquele folder do PET, explicando, explicando, e, bem, eu era caloura, então nada me fez muito sentido no momento, até que ela desviou o assunto: passaram muitas meninas nesse ano né? É, uhum. Guardei o folder. Aquilo me chamou a atenção de alguma forma, “Mas que será que faz nesse PET ai?”, a curiosidade continuou, me “acheguei”, ficava lá, lendo, jogando xadrez com o Juninho, discutindo com o Diego, atrapalhando todo mundo às vezes, mas muito curiosa, sim. Li e reli o livro de 25 anos, me interessei de verdade. E então estava decidido, no próximo semestre eu tentaria o Processo Seletivo e perderia o medo de “não terei tempo para mais nada!”, de fato não tive, mas foi ótimo.


    Hoje percebo que foi a etapa mais importante da minha vida acadêmica, de muito aprendizado, profissional e, sobretudo como pessoa. Aprendi a aprender com os meus erros, reconhecê-los, reparar e tentar ser alguém melhor, coisa que ninguém nunca me ensinou em uma sala de aula.

  Não estava no meu planejamento sair agora, aliás, ainda não tinha pensado quando isso seria, muito menos como. É sempre difícil cortar o cordão umbilical, mudar de rotina, “desapegar”, Juni que o diga. E eu realmente não esperava mudar tudo na minha vida agora, mas algumas coisas são necessárias e talvez nem consigamos explicá-las muito bem.

   Já sinto falta de tudo, da convivência com todos, da amizade que encontrei quando cheguei aqui, da cobrança, do corre-corre para entregar tudo no prazo, das pessoas maravilhosas que tive a oportunidade de conviver, que me ouviram, que me abraçaram quando tudo pareceu desmoronar, que secaram minhas lágrimas quando eu queria chorar o dia todo, que me arrancaram uma risada quando pensei que ninguém mais conseguiria, que me identifiquei de tal forma que quase achava estar conversando comigo mesma. Que viram o por do sol comigo no Rio de Janeiro, em Recife, ou aqui mesmo no Politécnico. Que trocaram diversos “papos-cabeça”, que discutiram comigo minhas esoterices, sobre futebol, sobre trabalho infantil, ou sobre qualquer coisa que nos parecesse pertinente no momento. Sendo sincera, algumas coisas, que vêm com a convivência diária, talvez eu não sinta tanta saudade, mas foram essas que me fizeram crescer, amadurecer, e aprender que todos somos diferentes, temos opiniões, visões, gostos, amigos, vontades, medos totalmente diferentes e superá-los a cada novo dia é sem dúvida um “Diferencial Petiano”.

   Eu vou sempre ter orgulho de ter feito parte deste programa, de ter percebido a sua imensidão, abrangência, diversidade e possibilidades. Sinto que poderia ter feito mais, poderia ter ouvido mais, ter me esforçado mais, ter falado menos, ter visto o sol nascer... ok, essa foi horrível. 

  Coloco-me à disposição, sempre, em forma de gratidão por tudo que o programa me proporcionou, podem me procurar quando precisarem de algo, e podem ter certeza de que eu nunca vou esquecer de vocês e do que vocês estão fazendo. Desejo longa vida ao programa, que vocês e os sucessores continuem cuidando, se esforçando, mantendo vivo e que ele seja sempre algo bom, agente transformador na vida de quem por ele passa. Tomem cuidado, se tratem bem, nunca se esqueçam de que o amor é importante, sim! Perdoem-me pelas grosserias as vezes, pelos desesperos e ansiedades, por tudo e por quem quer que eu tenha magoado com palavras e/ou atitudes. Continuem com a arrecadação de alimentos, porque é algo maravilhoso, e que está ao nosso alcance tão facilmente.  Sejam felizes, façam o que gostam, sim, e o que não gostam também, porque às vezes é necessário. Sucesso a todos.

Até um amanhã, PET’s."

Agradecemos por tudo que Gabriela fez pelo PET no tempo que esteve conosco, e desejamos sucesso e felicidade em sua vida!
Posted in