quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

44% dos curitibanos ainda preferem o carro

Pesquisa mostra que uso do automóvel em Curitiba só perde – e por pouco – para o transporte coletivo. Por outro lado, bike é mais usada do que o táxi

Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo / Frota atual de Curitiba chega a 1,3 milhão de automóveis: número é visível nas ruas
Foto: Gazeta do Povo
Apesar de outras alternativas de mobilidade urbana ganharem cada vez mais espaço nas cidades, quase metade dos cidadãos que vivem em Curitiba (44,21%) ainda utiliza o carro como principal meio de locomoção. É o que revela um estudo realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido da Gazeta do Povo. Em dezembro de 2013, a frota na capital chegou a 1.350.462 veículos – o que dá uma média de 1,3 carro por habitante.
Mesmo sendo o ônibus a modalidade mais utilizada (46%), ele ultrapassa só em 1,74% os carros na preferência popular. A moto aparece na terceira colocação, com apenas 3,47%. Já a bicicleta é usada por 3,09%. Considerado por especialistas como uma boa opção para a mobilidade urbana, o táxi não é usado por nem 1% da população.
Uma das explicações para a baixa adesão ao ônibus, diz a pesquisa, pode estar no valor da tarifa: 61,20% das pessoas ouvidas acham a passagem de ônibus – hoje em R$ 2,70 – cara. Outros 34% consideram o valor justo. “As pessoas normalmente acham tudo caro, mas o problema principal é a lotação. Pegar o ônibus cheio no horário de pico acaba incentivando as pessoas a usarem o carro”, analisa Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas.
A impressão da população no valor da passagem faz sentido, ainda mais depois que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) determinou na semana passada, em caráter liminar, a redução da tarifa técnica de ônibus de Curitiba em R$ 0,43. Atualmente, essa tarifa é de R$ 2,9994. Com a redução, ela passaria para R$ 2,5694 – valor inferior ao que é cobrado dos usuários. A previsão é que a tarifa técnica do transporte coletivo seja revista no fim do mês.
Apesar de ser apenas o sexto estado mais populoso do Brasil, no ranking dos que possuem mais carros o Paraná aparece em terceiro lugar, com pouco mais de 6 milhões de veículos em circulação, atrás apenas de São Paulo (mais de 23,6 milhões) e Minas Gerais (mais de 8,5 milhões). Por sinal, São Paulo e Minas são, respectivamente, os dois estados mais populosos do país.
Além de Curitiba, que tem a maior frota, Londrina aparece na sequência, com 340.842 veículos. Maringá (286.867), Cascavel (190.467) e Ponta Grossa (170.466) completam o top 5.
Incoerência
Gilza Blasi, professora do Departamento de Trans­portes da Universidade Fede­ral do Paraná (UFPR), afirma que a redução do Im­posto sobre Produtos Indus­trializados (IPI) sobre os carros, que durou cinco anos, também contribuiu para a explosão da frota. “Considero uma política completamente irresponsável incentivar a compra de veículos individuais. Pessoas de rendas menores tiveram acesso, o que podemos considerar positivo, mas na questão da mobilidade, é uma completa incoerência”, conclui.
Renda
Mesmo sendo a oitava capital em população, Curitiba aparece em quarto no ranking do Produto Interno Bruto (PIB), com mais de R$ 58 bilhões em 2011. No ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Curitiba também é a quarta capital do país, atrás apenas de Brasília (DF), Vitória (ES) e Florianópolis (SC). “O poder aquisitivo do curitibano é alto e a renda vem crescendo ano a ano. Muitas pessoas compraram carro e a qualidade do transporte público não melhorou”, afirma Murilo Hidalgo, da Paraná Pesquisas.
INFOGRÁFICO: Confira os meios de transporte mais usados pelos curitibanos

PorTALITA BOROS VOITCH - Gazeta do povo.