Um novo dispositivo que deve ser, provavelmente num futuro próximo, uma verdadeira revolução para o mercado de eletricidade, foi apresentado ao público. O objeto em questão é a “Solar Powered Window Socket”, ou “Tomada Solar”, criação dos designers Kyuho Song e Boa Oh. Infelizmente o produto ainda não foi comercializado e ainda não é uma realidade. Segundo Kyuho Song, “este produto está na fase de concepção e ainda apresenta problemas técnicos que em breve devem ser resolvidos.”
“Este produto tem a intenção de proporcionar o uso de eletricidade livremente e convenientemente em espaços restritos (onde normalmente não se encontra energia disponível) como num avião, num carro ou ao ar livre. Nós tentamos desenhar uma tomada portátil para que as pessoas possam usá-la intuitivamente sem treino algum em especial.”
O dispositivo foi desenhado para funcionar numa janela. De um lado está um pequeno painel solar e do outro lado a entrada da tomada. Segundo os criadores, depois de 5 a 8 horas de carregamento, o pequeno aparelho pode gerar 10 horas de energia. Assim, retirando a tomada com sua carga máxima da janela, você poderia levá-la na bolsa e ter acesso a energia elétrica em qualquer lugar.
É interessante a polêmica que isso está gerando nos diversos sites onde essa notícia foi publicada. Há quem diga que um painel solar tão pequeno não seja capaz de gerar tanta energia. E claro que há os que alimentam o sonho da energia elétrica eficaz e grátis.
Veja alguns dos mais de 500(!) comentários no site www.yankodesign.com
“LEIA: isto NÃO vai funcionar em 220 Volts e NUNCA vai alimentar um aparelho!” Realistic Designer.
“Que conceito fantástico! Quando o lado técnico for resolvido definitivamente investirei neste produto e o promoverei. Se ele tiver a capacidade de alimentar aparelhos de eletrodomésticos isso será fantástico!” Zee.
“Qualquer aparelho que funcione em 240 Volts precisará de muito mais do que os poucos amperes que isso poderá produzir. Por outro lado, converta isso para um plug USB (5V) e você terá algo útil. Certamente eles terão que implementar algumas baterias para que as nuvens não interfiram no abastecimento de energia. E então você terá algo que já existe.” Christopher.
“Christopher. Aparentemente você não entendeu a ideia por trás disso. Sua visão limitada não permitiu que você visse que esse aparelho não precisa de baterias. É um carregador SOLAR. Não é para ser usado em tempo nublado ou à noite. É algo que você só pode usar quando houver Sol. Então, se você vive no Alaska, onde há 6 meses por ano de escuridão, esse produto não será um bom investimento por 6 meses. Essa é provavelmente a melhor ideia que vi nos últimos tempos!” Abe.
“Abe. Eu acho que você é quem não entendeu as especificações nesse conceito. São de 5 a 8 horas de carregamento para se obter 10 horas de energia. Então, o que há dentro do dispositivo é uma bateria que é carregada com a energia solar. E isso faz o aparelho ser útil tanto enquanto é carregado como depois de seu carregamento, mesmo que esteja nublado ou escuro. Mas, como outras pessoas mencionaram, a quantidade de energia acumulada numa bateria e num painel solar tão pequenos não será suficiente para alimentar um aparelho em 220 Volts. A ideia de ter um plug USB de 5 Volts é muito mais útil e possível.”
E num outro site:
“A célula fotovoltaica, produz corrente contínua e, comercialmente são fabricadas em 12 Vcc (12 Volts – corrente contínua – a mesma das baterias), podendo ser fabricadas em tensões menores que 12 Vcc. A capacidade de corrente e potência de cada célula fotovoltaica depende do seu tamanho. No carregador em questão a energia é gerada em corrente contínua, baixa potência (que serve para celular), na tensão projetada, e injetada diretamente no aparelho celular.” José Milano
O próprio designer Kyuho Song respondeu a alguns comentários:
“A Tomada Solar foi desenhada em 2010 e teve sua patente registrada. A tecnologia é possível mas o tempo de uso da eletricidade carregada e o tempo de carregamento ainda não são eficientes. Mas acredito que em breve isso será resolvido tecnicamente”
“Ainda tento resolver os problemas. Preciso de mais informações.”
Por enquanto as firmas de energia elétrica ainda não tem o que temer. Mas será interessante no futuro se um pequeno aparelho desses puder abalar as estruturas de empresas de grande porte. Quando isso estiver perto de se tornar realidade pode ser que alguma batalha seja travada para tentar impedir a distribuição deste dispositivo. Ou ainda, pode ser que essas empresas se juntem para comprar a ideia e mantê-la fora do alcance das massas. Podemos ainda acreditar em que tudo será maravilhoso e que as pessoas reduzirão consideravelmente seus gastos com energia elétrica.
Em tempos modernos, onde o que mais urge é a preservação do planeta, o surgimento de um simples aparelho como esse pode reavivar as esperanças de que o mundo ainda tem salvação.Se isso é possível ou não o tempo nos dirá…
Fonte: tomadasolar.com