quarta-feira, 22 de maio de 2013

“Cobra Robô” pode ser utilizada para auxiliar na procura de vítimas de prédios desmoronados



Após o recente desabamento de um edifício em Bangladesh, deixando no mínimo 1.250 mortos, muito foi o foco em torno da questão do aperfeiçoamento e a criação de ferramentas mais eficientes de busca e salvamento.


Uma dessas novas ideias é usar uma inovadora, porém não convencional, cobra robô, a qual terá mobilidade suficiente para conseguir entrar em vãos de andares esmagados.

Ela é um novo projeto desenvolvido e apresentado pela Carnegie Mellon University, que também fez demonstrações dela subindo em árvores e se pendurando em superfícies lisas, como postes, mostrando assim sua potencial utilização em outras áreas graças a sua destreza e agilidade.

A chave para este sucesso é a habilidade que ela tem de se locomover sobre qualquer terreno sem causar qualquer alteração dos escombros ao seu redor, diminuindo o risco de novos desabamentos, além de conseguir passar por obstáculos e lugares estreitos, aos quais outros métodos de busca não teriam sucesso.

É claro que ainda existe um longo caminho até sua implementação prática, mas a ideia parece ser bem promissora. Saiba mais aqui.


Tradução: Arthur Bonato