quinta-feira, 9 de maio de 2013

Como funciona o empréstimo de bicicletas integrado ao Bilhete Único em São Paulo


Desde o dia 6 de maio já é possível retirar bicicletas no sistema Bike Sampa com o Bilhete Único. Mas calma, não adianta (ainda) correr para a estação de empréstimo com o cartão na mão: a novidade está sendo testada!
Nessa primeira fase, 100 pessoas cadastradas no sistema foram selecionadas para realizar os testes, que durarão quatro semanas. Nesse período, serão monitoradas a estação, data e hora de retirada, juntamente com a estação, data e hora da devolução da bicicleta, para avaliar a utilização do novo sistema.
Estações
Foram escolhidas três estações do Bike Sampa para testar o uso do Bilhete Único: Parque Trianon, Shopping Eldorado e Shopping Santa Cruz. Elas foram escolhidas pela proximidade com corredores e terminais de ônibus e com estações de trem e metrô.
A partir de junho, mais 100 estações começam a ser instaladas na cidade, nos bairros de Bela Vista, Consolação, Sé, República, Santa Cecília, Higienópolis, Pinheiros, Vila Madalena, Bom Retiro, Luz, Brás e Mooca. Todas elas já virão com o leitor do Bilhete Único.

Funcionamento

Vá de Bike acompanhou uma retirada na estação Trianon, na manhã em que a novidade foi inaugurada. Pudemos verificar que o processo é bastante simples, mais rápido até que a operação por ligação telefônica ou aplicativo de smartphone: basta encostar o cartão no sensor, aguardar a mensagem e encostar uma segunda vez para confirmar. Pronto, uma bicicleta é destravada e seu número indicado no pequeno display.
As regras para quem liberar as bicicletas com o Bilhete Único são as que já valem atualmente no Bike Sampa: o veículo pode ser usado por 30 minutos e poderá ser devolvido em qualquer estação do projeto, mesmo que ela ainda não possua um validador do cartão.
Finalizados os testes, a expectativa é de que a novidade seja liberada para todos. Para utilizar o Bilhete Único será necessário cadastrar previamente o número do cartão no site do Bike Sampa.