terça-feira, 21 de maio de 2013

Mikael se despede do PET Civil



"Olá PETs!
É, realmente é estranho estar tendo que escrever minha carta de despedida (mesmo depois de quase 2 meses fora do grupo, o que foi bom, pois assim consegui escrever algo mais racional, e acredito que não vou chorar enquanto leio). Ainda me lembro de escrever a carta de apresentação ao grupo! Mas a vida é deste jeito mesmo, a gente começa a crescer e nem sempre as coisas acontecem no tempo em que nós esperamos. Quero agradecer por esta oportunidade que eu tive de fazer parte deste grupo. Com certeza eu sou o que sou hoje e estou onde estou hoje graças ao PET.

Lembro-me da ansiedade que senti no primeiro dia do processo seletivo, um cara tímido como eu tendo que se esforçar para falar na frente de pessoas desconhecidas. “É Programa de Ensino Tutorial?”, “Não, é de Educação”... “Existem os encontros dos grupos, JoparPET, SulPET e ENAPET. Internamente à UFPR existe a nossa comissão executiva, CEPET, e nacionalmente a CENAPET”, e eu olhando com aquela cara de perdido e pensando pelo menos duas coisas: “eu nunca vou conseguir me lembrar de todos estes nomes” e “política? Estou fora”. Claro que eu não saí do PET pensando em me tornar vereador, mas é engraçado como nossa mente muda ao passar o tempo.
É difícil encontrar palavras para descrever esses 22 meses que permaneci no Programa. Foram tantas reuniões (muitas delas intermináveis, principalmente as de processo seletivo), tantos projetos, tantas brigas, tantas risadas, tantas pessoas... Viagens que, apenas quem foi, tem as melhores histórias para contar: tocar piano para uma “multidão”, dormir em  uma Aerotenda, ou o uhu, uhu (só os fortes entenderão, haha), jogar cidade dorme a noite inteira, ou a nossa “amiga” do Rio. Hoje o grupo é outro, um grupo que eu ajudei a formar durante os processos seletivos e durante o tempo que estive junto de vocês.
Não sou um cara perfeito, isso é meio óbvio, então eu sei deixei a desejar em muitas situações, e peço perdão por isso. Me desculpem por nem sempre ser o mais engajado, animado, disponível, atencioso, pró-ativo, responsável, e tantas outras coisas que são importantes a um petiano. Me desculpem se magoei algum de vocês, com certeza não foi minha intenção.
Nestes quase dois anos que permaneci no programa, sempre tentei mostrar quem eu sou, um cristão com suas convicções bem definidas, mesmo em vários casos sendo contrário a todo o restante do grupo, haha. Mas ser PET é isso, é ser diferente (e aceitar as diferenças), é ser respeitoso.
Quero desejar todo o sucesso do mundo a vocês. Continuem caminhando porque a jornada é longa, talvez ela nem tenha fim. Mas o importante é o foco e a persistência. Não desistam deste programa, lutem para que o PET Civil seja o melhor desta Universidade, se empenhem para que o nosso curso tenha grandes melhorias através de vocês. Marquem a história deste programa e desta Universidade, afinal, é isso que vai durar por mais tempo.
E, se um dia contarem a minha história, que digam que andei com gigantes. Homens e mulheres vem e vão como trigo no inverno, mas seus nomes jamais perecerão. Que digam que vivi na época de Juninho, o dono da terra do café, de Ana Julia, a I-girl, de Thomás, o I-man, de Kemmylle, resquícios do Programa Especial de Treinamento, de Giovanni, nosso melhor jogador de tênis, de Bruna, a baixinha mais invocada, de Jullian, o criador do “selo Jullian de qualidade”, de Waldney, meu irmão índio, da Bill, uma das pessoas mais sorridentes que conheci, de Matheus Piu, o cara mais tranquilo da história do Programa e de professor Marcelo, nosso Mestre dos Magos, que digam que fui do PET Civil.

Att,
Mikael de Oliveira Nunes da Silva
Curitiba,  20 de maio de 2013"

Obrigado por tudo que você fez nos últimos anos para o grupo e para o Programa, Mikael. Para nós você sempre será um exemplo. Desejamos muito sucesso na sua nova empreitada!
Posted in