terça-feira, 13 de novembro de 2012

Palestra "Escavações em Maciços Rochosos"

O PET, em parceria com a ABMS, Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, está organizando uma palestra a ser proferida pelo Professor Doutor André P. de Assis, no dia 21 de Novembro às 19h, no auditório da Administração no Centro Politécnico, no Jardim das Américas.



Resumo da Palestra:
Cada vez mais, as necessidades da sociedade moderna exigem obras geotécnicas mais ousadas em todos os tipos de maciços, como os maciços rochosos. Isto porque estão sendo implementadas em todo o país obras de infraestrutura, como vias de transporte urbanas e interurbanas, energia e outras. Embora este tópico já vem sendo tratado no Brasil há muito tempo, apenas uma pequena parcela da comunidade geotécnica brasileira tem conhecimento no assunto. A palestra será dividida em três partes. Na primeira, será abordado o entendimento do comportamento de maciços rochosos e suas peculiaridades, desde sua caracterização, obtenção de parâmetros geomecânicos e modelagem. Já as segunda e terceira partes da palestra serão destinadas a casos de obras em maciços rochosos, a céu aberto (taludes e fundações) e subterrâneas.


Palestrante Prof. Dr. André P. de Assis:
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1980) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de Alberta, Canadá (1990). É Professor Titular do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília e professor visitante na UFOP, Politécnico de Turin (Itália) e EPFL (Suíça). Realizou estágios pós-doutorais na Universidade de Nevada, Reno (UNR), EUA (1996-1997) e no Instituto Federal Politécnico de Lausanne (EPFL), Suíça (2005-2006). É consultor ad-hoc da Capes, CNPq e outras fundações de apoio à pesquisa. Foi presidente (2001-2004) e membro do conselho executivo (1995-2007) da International Tunnelling and Underground Space Association (ITA). Atualmente é coordenador do Comitê de Educação e Cursos de Formação da ITA (ITACET). Também foi presidente (1998-2002) do Comitê Brasileiro de Túneis (CBT). Atualmente é Secretário Geral da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e editor da revista Soils & Rocks. Tem experiência e atua como pesquisador e consultor nas áreas de Mecânicas das Rochas, Obras Subterrâneas e Barragens. Já orientou mais de 40 dissertações de mestrado e cerca de vinte teses de doutorado, e publicou mais de 200 artigos técnico-científicos.


Inscrições estão sendo feitas através do e-mail: nrps@abms.com.br
Participem!