A Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes na pesquisa científica. É a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Nesta perspectiva, a iniciação científica caracteriza-se como ferramenta de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno.
A iniciação científica é um dever da instituição e não é uma atividade eventual ou esporádica. É isso que permite tratá-la separadamente da bolsa de iniciação científica, já que se toma a IC como um instrumento básico de formação, ao passo que a bolsa de iniciação científica é um incentivo individual que se operacionaliza como estratégia exemplar de financiamento seletivo aos alunos, vinculados a projetos desenvolvidos pelos professores do IFSP-SBV. É fundamental compreender que a iniciação científica é uma atividade bem mais ampla que sua pura e simples realização mediante o pagamento de uma bolsa.
Quanto aos objetivos da iniciação científica, pode-se listar uma série deles, tanto para os pesquisadores quanto para os orientadores e para a Instituição:
Em relação aos orientadores:
· Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo acadêmico, otimizando a capacidade de orientação à pesquisa da instituição;
· Estimular o aumento da produção científica;
· Estimular o envolvimento de novos pesquisadores na atividade de formação.
Em relação aos bolsistas:
· Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes, mediante sua participação em projetos de pesquisa;
· Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
· Despertar no bolsista uma nova mentalidade em relação à pesquisa.
Em relação à Instituição:
· Atender à Lei Nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia;
· Estabelecer parcerias com empresas e outras instituições de ensino e pesquisa;
· Também através da pesquisa aplicada, formar cidadãos críticos e com visão da realidade;
· Cumprir seu papel social como instituição pública de ensino, pesquisa e extensão.
Tendo em vista as vantagens da Iniciação Científica para a formação acadêmica dos graduandos, foram listadas as oportunidades na área de Engenharia Civil na UFPR seguidas de seus professores orientadores.