sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Equipe de Alunos de Engenharia Civil da UFPR é primeira colocada no Concurso de Concreto Colorido Ecoeficiente (ECO-CC – 2012)


O concurso de concreto colorido de alta resistência é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) e tem como finalidade estimular os alunos de engenharia civil das universidades de todo o Brasil a se aprofundarem na área de novos materiais para a dosagem do concreto pensando na estética do concreto aparente associado a altas resistências.
Este já é um desafio muito grande, porque os alunos passam a se empenharem durante meses em pesquisar materiais e técnicas que possam elevar a resistência à compressão do concreto e associar isso a necessidade de produzir um concreto esteticamente interessante, com a incorporação de pigmentos (que tendem, em alguns casos, a diminuir a resistência do concreto) e a tentativa de reduzir bolhas de ar na superfície, produzindo um concreto com superfície lisa e com coloração homogênea.
Não satisfeitos com isso, a comissão organizadora dos concursos colocou em 2012 mais um desafio para os alunos, o de atender ao exposto no parágrafo anterior com um consumo de aglomerantes máximo de 300 kg/m3. O motivo disso é que as edições anteriores a este concurso (2010 e 2011) geravam concretos com altíssima resistência, porém, com consumo de aglomerantes elevadíssimo e fora do contexto da aplicação prática. Sabe-se que atualmente o interessante é produzir concretos com elevados níveis de resistência associado ao uso de baixos consumos de cimento, que é um material que gera muito dióxido de carbono na sua produção. Desse modo, a mudança de rumos do concurso de 2012 foi muito válida porque fez o aluno trabalhar com alta resistência associando com estética, qualidade, custo e redução do impacto ambiental do concreto produzido. Todos estes conceitos são o dia a dia de qualquer engenheiro civil moderno.
Outra questão que o concurso suscitou indiretamente foi o da ética profissional. Quando a comissão do concurso propôs o limite de consumo de cimento, muitos se perguntaram: Como isso vai ser controlado pelos avaliadores do concurso? Uns falaram que alguém iria infringir as regras e ganhar o concurso, outros argumentaram que existe uma questão de ética e que o professor orientador não pode deixar que seus alunos descumpram as regras, pois isto é dar exemplo de falta de ética. No meio de tudo isso, outros rebateram que os professores orientadores não estarão sempre com seus alunos e não é possível garantir o cumprimento do edital. E por fim, ouve-se a pergunta chave: Que Engenheiros Civis serão os alunos de uma equipe que precisa infringir um edital de concurso para ganhar? Resumidamente, pode-se dizer que o ponto positivo de toda esta discussão é que o aluno, que será um Engenheiro Civil no futuro, precisa agir de forma ética na sua prática profissional.

Dentro de todo este preâmbulo colocado sobre os concursos de 2010, 2011 e 2012, apresenta-se a equipe do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Uma equipe formada por 15 alunos e a mais numerosa entre as inscritas no concurso de 2012 promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). Os alunos do Time-UFPR de 2012 estão representados a seguir:



Estes alunos conseguiram um concreto de 171 MPa e outro de 164 MPa com 300 kg de aglomerantes, na cor amarela e vermelha, respectivamente (segue a foto). Calculando-se a relação entre o consumo de aglomerantes e a resistência à compressão, obtem-se que este concreto usa cerca de 1,7 kg de aglomerantes para gerar cada MPa de resistência à compressão. Isso é um indicador de eficiência bastante significativo na utilização dos aglomerantes, pois os concreto usados normalmente nas obras atuais usam por volta de 6 a 7 kg de aglomerantes para cada MPa de resistência. Quanto menos cimento usado para cada MPa de resistência à compressão significa que a aplicação dos aglomerantes está sendo feito de forma mais eficiente. Seguindo este raciocínio, pode-se afirmar que o melhor concreto dosado pelo Time-UFPR de 2012 emprega os aglomerantes de forma 3,5 a 4 vezes mais eficiente do que os concretos usados nas obras convencionais do Brasil. 

O resultado de tudo isso foi o primeiro lugar do Brasil no 3o Concurso Concreto Colorido Ecoeficiente – ECO-CC. A seguir foto da premiação que ocorreu dentro do 54º Congresso Brasileiro do Concreto realizado em Maceió em outubro de 2012.

Desde 2010, ano da primeira edição do concurso, os alunos da UFPR tem mostrado bons resultados como indicado no gráfico a seguir. Contudo, 2012 foi o melhor ano para os alunos da UFPR devido a primeira colocação obtida.



Efeito colateral:
Desde 2010, quando comecei a orientar os alunos para participação destes concursos, passaram por eles 25 alunos e a grande maioria se motivou para pesquisas na área de materiais de construção. Atualmente, muitos são alunos de mestrado e tem até um caso de aluno que já ingressou na carreira docente. Creio que este seja um dos principais “efeitos colaterais” dos concursos, gerar nos nossos alunos o incentivo, conhecimento, interação, pró-atividade, responsabilidade, senso crítico, gosto pela pesquisa, pelo novo e avançado na área de tecnologia do concreto.
Este ano, teremos no mínimo 3 dos alunos do grupo atual se formando e participando do processo seletivo de programas de mestrado. E assim uma interação cíclica se forma, os que não se formam este ano tendem a continuar no grupo e passam seu conhecimento para os novatos do ano seguinte e, quando se formam, acabam por ingressar no mestrado.
Esta forma de trabalho é o que mais me motiva a trabalhar anualmente com os grupos de graduandos para os concursos promovidos pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON).

Patrocinadores:
O feito de 2012 não teria sido possível sem o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cedendo sua infraestrutura e professor orientador além de parte do aporte financeiro.
Também não seria possível sem o apoio e patrocínio de algumas empresas da iniciativa privada que colaboraram com os custos de levar todo o grupo para o local do evento e com a doação de materiais fundamentais para o desenvolvimento dos estudos.
Nossos sinceros agradecimentos pelo incentivo e confiança no nosso trabalho.

Patrocinadores: Consórcio JMalucelli/CR Almeida, Cassol Pré-Fabricados, Intertechne, Instituto IDD, EGEL Engenharia S/A, GRACE.
Apoiadores: Pré-Fabricados Junção, Votorantim Cimentos, EIM UFPR, Tecnosil, Concep 3D, LanXESS, CINEXPAN, Ferramentas Gerais, MOLTEC e SIKA.

Texto: Marcelo Medeiros
(Prof. Dr. da Universidade Federal do Paraná)