terça-feira, 20 de março de 2012

Ponte projetada por Santiago Calatrava tem mastro em arco de 122 m de altura

Margaret Hunt Hill Bridge integra um plano de revitalização para Dallas, nos Estados Unidos, e deve se tornar um dos principais pontos turísticos da cidade



Arco metálico de 122 m de altura sustenta estais 

No primeiro final de semana de março foi inaugurada a Margaret Hunt Hill Bridge, em Dallas, Estados Unidos, projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Primeira ponte veicular do arquiteto no país, a construção estaiada conta com um mastro em forma de arco com 122 m de altura, de onde saem os 58 estais responsáveis pela sustentação da ponte. 

Os estais estão direcionados ao meio, dividindo as duas pistas, tendo sido instalados de forma a criar a ilusão de que estão entrelaçados. Juntos, os estais somam aproximadamente 8 km. Com a utilização do sistema estaiado, foi possível criar um vão de 365 m de largura sobre o Rio Trinity.
O mastro central foi feito todo em aço, pesando cerca de 1.400 t. Já o arco é composto por 25 partes diferentes, instaladas com um guindaste especial.

Ao todo, a ponte tem 570 m de comprimento. Com seis faixas de rolamento - três em cada direção -, a ponte deverá ser cruzada por aproximadamente 42 mil veículos diariamente, reduzindo o trânsito na região. Noventa vigas sustentam a estrutura da pista.

As obras foram iniciadas pela Williams Brothers em junho de 2007, com investimento de aproximadamente US$ 119,7 milhões. A ponte foi projetada de modo a se tornar um dos principais destaques da cidade. Para isso, a estrutura deve ser iluminada por 200 lâmpadas, para atrair a atenção para o monumento arquitetônico.

A Margaret Hunt Hill Bridge faz parte de um projeto de revitalização do entorno do Rio Trinity, com a instalação de áreas de recreação, trilhas e quadras poliesportivas. A Continental Avenue Bridge, próxima à construção assinada por Calatrava, será transformada em uma ponte exclusiva para pedestres.


58 estais somam quase 8 km de comprimento