terça-feira, 13 de março de 2012

Obra mais rápida (e limpa)

Por ser uma estrutura leve, precisa e industrializada,
 o light steel frame garante custo reduzido.
 



Se você pretende construir uma casa com menor custo por metro quadrado e em menos tempo, que tal conhecer o Light Steel Frame? O sistema, que permite a redução drástica de entulho no canteiro, ecologicamente correto, pois é produzido com materiais que podem ser reciclados. Além disso, todos os produtos são certificados. “O peso de uma residência em Light Steel Frame é 70% menor que uma casa convencional, pois essa estrutura metálica é leve, o que favorece as fundações e até viabiliza construções em terrenos de baixíssima capacidade de cargas", ressalta Catia Mac Cord, gerente executiva do Cen­tro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA).
De acordo com Heloisa Pomaro, arquiteta e proprietária da Construtora Casa Micura Steel Frame, depois de prontos os projetos executivos de arquitetura e de engenharia e executadas as fundações, um sobrado de 250 m² pode ser construído em 120 dias.


Outras vantagens
Além de ser uma estrutura leve que economiza com a fundação e reduz o tempo de obra, apresenta outros pontos fortes. Entre eles estão o excelente desempenho termoacústico, ausência de fissuras, manutenção econômica e ainda é uma construção antissísmica. "O sistema também apresenta total versatilidade arquitetônica e também permite construções de até cinco andares", afirma Heloísa.

De acordo com Catia, o Light Steel Frame garante a racionalização de materiais, diminui o contingente de mão de obra, que é treinada e capacitada para a execução do trabalho, e oferece maior durabilidade e garantia.



Detalhes construtivos
Assim como nos demais métodos construtivos, os tipos de fundação são determinados através do estudo do solo. "Por ser uma estrutura leve, o radier é uma das mais usadas e possibilita uma economia de até 30% na etapa", afirma Heloísa.
Depois de feito o contrapiso, os perfis de aço galvanizado chegam prontos no canteiro de obras. As instalações passam pela parte inter­na dos perfis. "Para a hidráulica, indico a utilização do Sistema Pex, por ser flexível e ter fácil colocação e manutenção", diz Heloísa.
As paredes internas possuem fechamento em drywallenquanto as externas em placas cimentícias ou em chapas de OSB. "Para garantir maior durabilidade da obra, é recomendado instalar manta Tyvek que cria uma barreira hidrófuga e evita problemas de infiltração de água, por exemplo", explica Catia.