segunda-feira, 26 de março de 2012

Debatendo a Engenharia: SENGE, mercado de trabalho e atuação sindical



Na quinta-feira, 22 de março, houve um debate com o presidente do SENGE (Sindicato dos Engenheiros do Paraná), Ulisses Kaniak.

O palestrante iniciou com uma explicação sobre o Sindicato junto a um breve resgate histórico. Além disso, mostrou a importância do SENGE no Brasil e a falta de atuação do mesmo em alguns municípios paranaenses, como Ponta Grossa e Guarapuava.

Logo após, Kaniak mostrou-se decepcionado diante da pouca atuação dos estudantes frente a alguns eventos, comparando a outras épocas que o país passou. Em contrapartida, elogiou um projeto realizado pelo SENGE junto a alunos da graduação de engenharia civil no qual era realizado assentamento de casas rurais.

Dentre outros assuntos abordados, citou as altas tarifas de energia cobradas no Brasil e comentou a criação do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e a saída dos profissionais de arquitetura do CREA, que passou a ser Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. 

Comentou-se, ainda, durante a palestra, a "falta de engenheiros" no país: segundo o palestrante, a maior falta se dá em alguns setores, como engenharia naval e engenharia de mineração, sendo que a maior oferta de profissionais engenheiros no mercado, abaixaria o piso salarial dos mesmos. 

"Na evolução histórica, houve uma substituição natural por nível de escolaridade maior. Somos operários com escolaridade". O palestrante encerrou comparando a atuação da juventude nos EUA, Europa e Oriente Médio.

A palestra, que durou cerca de duas horas, foi finalizada com debate aberto aos presentes, cuja maioria era de estudantes de Engenharia Civil. Foi questionado sobre o número de engenheiros da COPEL e o ajuste salarial dos mesmos. Noutro ponto, foi explanado o registro de engenheiros em outros cargos, a fim de não ser pago o piso salarial para os mesmos, aumentando o lucro dos contratantes. 

Os participantes poderão retirar o certificado de horas formativas na sala do PET, no CESEC, a partir desta semana.