quinta-feira, 22 de março de 2012

Gestão visual inteligente na sua empresa

Utilizado em linhas de produção ou
locais de grande circulação de pessoas
 


A Gestão visual ou padronização de cores em uma linha de produção auxilia tanto na organização, produtividade como também na segurança deste local utilizado. 

Abaixo alguns exemplos que você poderá utilizar sinalizando caixas ou demarcando locais de circulação de pessoas e agindo diretamente na padronização do layout do local.

Lembrando que o modelo abaixo é apenas um exemplo, pois fica a critério da empresa padronizar seu local conforme algumas NR´s (Normas de Segurança) ou padrões, podendo, neste caso, modelar o local com fitas adesivas, tinta ou outro material encontrado. 





Note que, na imagem, podemos utilizar as cores como ferramenta de padronização; com isso, teremos uma ótima organização e aumentaremos a segurança dos seus usuários. 

Além de um custo baixo dependendo da área a ser padronizada, a sua manutenção é baseada na conservação do local. Esta técnica certamente auxilia diretamente na produtividade. 

Além da padronização de área, podemos aplicar a gestão visual para padronização por exemplo de locais de armazenamento, facilitando a busca por um produto, e apresentando uma fácil tradução na identificação de tal produto.




Hoje, temos a facilidade de encontrar fornecedores que aceitam pedidos de fitas personalizadas conforme sua necessidade, e facilita muito o processo de organização e identificação. 



Muitos produtos podem ser encontrados no mercado para utilização deste método. Podemos realizar esta gestão através do desenvolvimento de uma instrução de trabalho, que resulta como benefício para empresas certificadas ISO 9001:2008 (lembre-se que esta padronização deve estar observada nos procedimentos relacionados a esta norma). 



Além de uma padronização de layout organizado, a segurança é ponto fundamental em locais de trabalho. Mesmo não havendo grande circulação de pessoas, podemos desenvolver esta técnica em máquinas utilizadas por operadores, facilitando o processo de operação.



Na NR 26 no item sinalização de segurança relaciona o seguinte texto:
"Esta Norma Regulamentadora - NR - tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos.
Deverão ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.
A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes.
O uso de cores deverá ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.
As cores aqui adotadas serão as seguintes: 
vermelho; amarelo; branco; preto; azul; verde; laranja; púrpura; lilás; cinza; alumínio; marrom.
A indicação em cor, sempre que necessária, especialmente quando em área de trânsito para pessoas estranhas ao trabalho, será acompanhada dos sinais convencionais ou da identificação por palavras."

Demais informações para sua atualização, consulte esta norma, onde você encontrará os padrões para cada cor e suas aplicações de maneira adequada a sua necessidade.

Há, tambem, o uso da gestão visual no meio ambiente, onde é aplicada durante a coleta seletiva de lixos, classificando por cores - uma maneira aplicada não somente no ambiente profissional como no dia-a-dia.


Exemplos como este tem auxiliado muito na luta contra a depredação ao meio ambiente, e, durante o processo de produção, podemos utilizar este modelo para classificar e ajudar este objetivo de maneira muito simples, abaixo segue uma tabela para cada cor.