terça-feira, 29 de setembro de 2015

Reabilitação de pavimento asfáltico: agilidade e eficiência

A agilidade e eficiência na execução são características essenciais para a boa atividade da Engenharia Civil. Aliar todos os serviços necessários, especialmente na infraestrutura de transportes, demanda recursos e esforço institucional nem sempre disponíveis. Mas a Bilfinger, empresa alemã especializada na construção civil e industrial, provou que boas práticas permitem ganhos expressivos de tempo e economia na mão de obra.



A Bilfinger apresentou uma visão geral do processo das obras de reabilitação de pavimentos rodoviários em Varsóvia, na Polônia. O trabalhos foram realizados em um trecho de 1900 metros da Avenida Okopowa, uma das mais densamente povoadas da cidade e que apresenta uma especial urgência de manutenção devido ao intenso tráfego rodoviário da via. O processo incluiu a fresagem e reciclagem de 5000 toneladas de material betuminoso, aplicação de 3800 toneladas de betão betuminoso em camada de ligação e 1200 em camada de desgaste.
E o mais impressionante: a operação durou pouco mais de dois dias.

Confira no vídeo mais esta impressionante obra da engenharia que confirma a tendência de otimização de processos construtivos: