quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Suíça conclui a perfuração do túnel mais longo do mundo, com 53 km de extensão até a Itália

Muito se discute sobre a funcionalidade dos sistemas de transporte. Responsáveis pela circulação de bens, pessoas e recursos, os modais tem papel fundamental no crescimento e no desenvolvimento de um país. Nesse sentido, a infraestrutura de transportes é uma das áreas mais complexas e ao mesmo tempo crucial: o Engenheiro Civil deve planejar as vias e obras de arte especiais visando o melhor desempenho dos transportes a nível nacional ou até mesmo internacional.
Pensando nisso, o governo Suíço modernizou um de seus mais tradicionais túneis que atravessa os Alpes. E, com isso, construíram o maior túnel do mundo.

Túnel de Base Gothard, Suíça
Após 15 anos desde o início das obras, foram concluídos na última semana os serviços de perfuração do Túnel de Base de Gothard, nos Alpes Suíços, com 57 km de extensão. A estrutura, que abriga instalações ferroviárias e liga as cidades de Zurique, na Suíça, e Milão, na Itália, desbancou o Seikan Tunnel, no Japão, com 53 km, e é agora o maior túnel do mundo.
O empreendimento, que foi construído a dois mil metros abaixo do solo para modernizar o túnel já existente de 15 km de extensão, está orçado em mais de 12 bilhões de francos suíços, o equivalente a 12,58 bilhões de dólares.
A partir de 2016, quando entrará em operação, o túnel poderá receber até 300 comboios, sendo que os comboios de passageiros poderão circular a uma velocidade de 250 km por hora, e as composições de carga atingirão 160 km por hora, o dobro da velocidade atual.
A previsão é de que a viagem entre Zurique e Milão seja feita em menos de duas horas. Segundo a estatal suíça CFF, mil pessoas serão selecionadas em janeiro para fazer a primeira viagem no novo túnel.
As obras mobilizaram 2.500 trabalhadores diretos, sendo que oito foram mortos em acidentes durante os trabalhos.
E se esse investimento fosse feito no Brasil? A necessidade do país por modais mais eficientes é urgente para o crescimento econômico e social. A intermodalidade aliada com a expansão e manutenção dos sistemas já existentes trará benefícios a curto, médio e longo prazo. Assim, é importante que o Engenheiro Civil do setor de transportes tenha a sensibilidade e a percepção para contribuir nesta expansão.

Túnel de Base de Gothard, Suíça

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