terça-feira, 18 de agosto de 2015

Cofragem de túneis: Você sabe o que é e como se faz?

Cofragem é o nome dado ao procedimento que faz o concreto adquirir determinado formato numa estrutura. Em túneis esse processo tende a ser um tanto quanto mais complexo, já que a concretagem é no interior do solo e precisa de uma forma bem definida.

Cofragem em túneis. Fonte: Pini Web
Em alguns casos, a cofragem pode começar com o escoramento das laterais do túnel e, então, subir para a abóbada. Em outros, entretanto, toda a seção do túnel é envolvida para ser concretada simultaneamente. Mas, claro, em todos os casos a obra avança longitudinalmente de maneira gradativa, com sucessivas pausas para concretagem.

Conheça agora quais são os principais elementos da cofragem de um túnel:


1. Definição da Seção:
É possível moldar o concreto com diferentes formatos, por isso é preciso avaliar para definir se para determinado caso a melhor seção será circular ou retangular, por exemplo.

2. Estrutura Principal
É a região em que os painéis de concretagem são sustentados. Também é uma área de transporte dos outros elementos fundamentais da cofragem. Ela se subdivide em alguns elementos principais:

a) Barras: Servem para sustentação, isto é, trabalham juntamente com travessas e diagonais para manter o sistema estável.
b) Hastes Telescópicas: São elementos ajustáveis que permitem a adequação dos painéis para concretagem.
c) Treliças: São os elementos mais robustos. Todas são pré-moldadas e auxiliam na sustentação.

3. Estrutura de Movimentação
Como a concretagem ocorre em etapas, ou seja, avança longitudinalmente aos poucos, é necessária uma estrutura que direcione e trave o movimento de avanço. Essa estrutura também é composta por alguns sub-elementos:
a) Trilhos: Servem de apoio para o deslocamento da estrutura de cofragem.
b) Estrutura de Suporte Vertical: Apresenta rodas e travas para que possa se movimentar sobre os trilhos e auxiliar no movimento da cofragem em toda sua altura.

4.  Painéis
Geralmente estes painéis são metálicos, divididos em módulos articulados. Eles servem como molde para a concretagem, por isso apresentam furos ao longo de sua extensão pelos quais o concreto é lançado.

5. Plataformas de Acesso
São as estruturas nas quais os operários trabalham.

6. Execução
A execução da cofragem em si envolve algumas etapas básicas:

a)  Armação: A armadura do concreto precisa ser instalada antes da própria estrutura de cofragem.
b) Concretagem: O concreto é lançado através dos furos nos painéis de aço. Geralmente, a seção longitudinal de cada concretagem de um túnel tem por volta de 5m de comprimento. O mais comum é utilizar concreto autoadensável, já que este tem mais facilidade em se distribuir ao longo da seção.
c) Avanço da estrutura: Para o avanço da estrutura, os painéis e as travas precisam ser liberadas, assim a estrutura de cofragem pode se movimentar ao longo da extensão.

Fonte: Pini Web