Para que uma ponte desse porte pudesse ser construída, as técnicas construtivas e materiais utilizados na construção de pontes estiveram em constante evolução e renovação. Assim, foi possível projetar a ponte suspensa mais longa e larga do mundo, unindo diversas inovações em um só projeto. Confira algumas das estruturas que revolucionaram a tecnologia em construção de pontes:
Ponte Iron Bridge
Construída em 1781, no condado de Shropshire, na Inglaterra, com a finalidade de viabilizar à travessia do rio Severn, a Iron Bridge foi a primeira ponte feita de ferro fundido no mundo. Feita por mais de 1700 peças pré-moldadas de ferro, além de 5 vigas semi-circulares que formam o arco central de 30 metros de comprimento, a ponte pesa apenas 380 toneladas.
Se utilizando da mesma técnica, devido à leveza e à resistência do material, a ponte Akashi-Kaikyo conta com peças pré-fabricadas em forma de treliça e cerca de 250 mil toneladas de aço que, sendo vulnerável a corrosão, é mantido por robôs pintores para recuperação de superfícies de pontes desgastadas.
Menai Suspension Bridge
Com a finalidade de ligar a ilha Anglesey à terra firme de Gales, a ponte projetada por Thomas Telford e concluída em 1826 tem 417 metros de extensão e um vão de quase 177 metros. Para superar a distância entre as margens, respeitando a importância da via de navegação da região, o desafio foi a ancoragem: as rochas das margens do rio foram perfuradas por cerca de 18 metros, e as extremidades das correntes foram presas à uma estrutura de ferro por barras de 3 metros de comprimento. Assim, foi erguida a primeira ponte suspensa moderna do mundo.
Analogamente a Menai Bridge, a ancoragem foi uma etapa importante da construção da ponte Akashi-Kaikyo. Na margem da cidade de Kobe e da ilha Awaji, foram construídas gigantescas estruturas de metal, envolvidas por concreto, que prendem as extremidades das correntes a 60 metros abaixo do solo.
Niagara Falls Bridge
Para a construção da ponte sobre o rio Niagara, por onde passaria um trem, a maior preocupação dos construtores foi a carga que a ponte deveria suportar. Para sua construção, 3640 fios de ferro foram unidos para a formação de 4 grandes cabos, que sustentavam a ponte. Os fios foram passados por uma roldana até o outro lado da ponte e, então, presos na ancoragem.
Para a ponte japonesa, cada cabo usado na sustentação foi feito de milhares de pequenos fios que juntos pesam cerca de 25 mil toneladas. Os cabos têm mais de 1 metro de diâmetro e o comprimento de fio utilizado é equivalente a 7 voltas ao mundo.
Brooklyn Bridge
Inaugurada em 1883, a ponte que liga o Brooklyn ao distrito de Manhattan tem comprimento de 1825 metros, com vão de 486 metros. O maior desafio dos engenheiros da ponte foi a construção dos pilares de sustentação no leito do rio. A solução encontrada foi a construção de um caixão de madeira em terra firme, que seria levado até o local desejado por rebocadores e pressionado com blocos de granito para atingir a superfície terrestre. O caixão foi drenado e passou a comportar 125 homens que trabalharam na escavação do solo. O próprio caixão foi preenchido com concreto e se tornou a fundação da ponte.
Com tecnologia avançada, a Akashi-Kaikyo desenvolveu a construção dos seus pilares da mesma forma. Dessa vez, os caixões eram feitos de aço e tinham 70 metros de altura e 80 metros de largura, com um espaço entre a parede externa e interna, que foi ocupado por água do mar após seu posicionamento adequado sobre o solo. Assim, o caixão afundava e era preenchido com concreto.
Golden Gate Bridge
Com 1600 metros de comprimento, a ponte Golden Gate foi inaugurada em 1937 na cidade de São Francisco. Construídas através de içamentos de peças de aço pré-moldadas, que permitem a flexão do pilar, as torres da ponte eram as mais altas do mundo, com 277 metros de altura.
Seguindo a tendência de soldagem de placas de aço e disposição em estrutura alveolar, as torres da ponte Akashi Kaikyo tiveram as extremidades das seções perfeitamente lixadas e polidas, e unidas no local com cerca de 1500000 parafusos no total. Atualmente, é a ponte com as torres suspensas mais altas do mundo, medindo 282,8 metros.
Verrazano Narrows Bridge
Em 1964, foi inaugurada a ponte Verrazano Narrows em Nova York. Seu grande diferencial é o formato aerodinâmico, montado com uma estrutura metálica leve: uma caixa treliçada com barras de aço que envolve os dois tabuleiros da ponte. Além de impedir o movimento de torção dos tabuleiros, a estrutura permite a passagem de vento sem resistência e, consequentemente, sem desgaste na composição. Quando inaugurada, a ponte se tornou a mais longa e a mais pesada ponte suspensa do mundo.
Além da estrutura metálica, a ponte Akashi Kaikyo conta com 20 pêndulos dentro de cada torre, que agem como amortecedores da obra, neutralizando as vibrações causadas pelo vento.
Assim foi construída a ponte Akashi Kaikyo, com quase 4 quilômetros de extensão e 3 faixas de tráfego em cada sentido. Ela é o resultado de mais de 200 anos de inovações na engenharia e mesmo após 17 anos desde sua inauguração, ela continua sendo a ponte suspensa mais longa do mundo.
Referências Bibliográficas:
http://www.engenhariaeconstrucao.com/2011/11/ponte-akashi-kaikyo-o-maior-tabuleiro.html
https://www.youtube.com/watch?v=8nFKBatzu5c
A Competição de Pontes de Papel teve sua primeira edição em 2011 por iniciativa do PET Engenharia Civil UFPR com o objetivo de aliar os conhecimentos aprendidos em sala de aula com a prática. Além disso, visa estimular o trabalho em equipe e a criatividade na concepção de ideias. Desde então, a CPP já teve cerca de 200 participantes e 40 pontes de papel rompidas.
Fique atento ao edital e aos prazos de inscrição. Participe!