quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Competências de um líder



   A liderança é, sem dúvida, uma das características mais importantes e menos comuns em empresas Brasil a fora. Mas por que se tem tão poucos lideres eficientes no mundo dos negócios? O que é necessário para coordenar uma equipe adequadamente?
   Se você é do tipo que gostar de tomar as rédeas da sua equipe e quer fazê-lo da melhor forma possível, esse post é pra você.


  Muitas vezes, uma empresa perde em produtividade e qualidade de seus serviços por conta de uma cultura estabelecida. Esta pode vir de um padrão antigo da empresa, levando seus funcionários a agirem de forma passiva e autônoma, com base em suas próprias preferências. Toda vez que você é mal atendido em um "0800", por exemplo, presencia resultados desse tipo de cultura numa empresa.

  O baixo envolvimento dos funcionários, a aceitação de desempenho ruim e a falta de motivação dos funcionários são elementos causados pela falta de um bom líder em uma equipe de trabalho. Pode-se dizer que, muitas vezes, liderança é apenas o nome do cargo.
  Mas, afinal, o que é essa tal liderança?




  Se perguntar isso ao autor de O monge e o executivo, James Hunter, ele te dirá que liderança " É a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter".  Já o autor de The Top Ten Leadership Commandments, Hanz Finzel, te dirá que liderar "É a capacidade de reconhecer as habilidades especiais e as limitações dos outros, associada à capacidade de introduzir cada um dentro do serviço que desempenhará melhor".

  De forma geral e sistemática, podemos unir os dois pontos de vista ao da Administração moderna e definir a liderança como "a capacidade de gerenciar um grupo de pessoas, fazendo com que esse grupo gere resultados e se transforme em uma equipe. Fazendo com que essa equipe alcance os objetivos propostos em prol da organização.".

  Nesse ponto, percebemos outro ponto importante, a equipe. Uma equipe é sempre um grupo de pessoas, mas um grupo de pessoas nem sempre é uma equipe. É necessário um espírito e vontade coletiva para fazer um grupo trabalhar junto motivado a realizar algo. Aí entra o líder.

  E do que precisa para ser um líder?
  Antes de lhe passarmos dicas para ser um bom líder, que tal checar se sua liderança, hoje, tem sido positiva? Aí vão alguns pontos que a Forbes levantou para se pensar:

  • Sua equipe trabalha inspirada em seu objetivo?
  • É normal que alguém lhe apresente resultados diferentes daqueles que você pediu?
  • Você tem projetos demais abertos e poucos fechados?
  • É normal ir trabalhar desanimado e passar o dia assim?
  • Feedbacks de clientes não são comuns em sua mesa?

  Esse tipo de erro é tão comum que existem empresas especializadas em formar lideres que não os cometam. São coisas assim que dividem os líderes dos patrões. 
  Em contrapartida, existem comportamentos que devem ser buscados para formar uma equipe eficiente:

  •  Visão ampla dos problemas para conseguir alinhar os colaboradores e resolver os problemas que parecem sem solução. É importante reconhecer que cada membro de sua equipe tem uma potencialidade. Quanto antes traçar estas em cada um, antes poderá aplicá-las melhor e conseguir melhores resultados.
  • É essencial saber transmitir os acontecimentos para a equipe. Bons gestores sabem como se comunicar em bons tempos – e nos ruins também. O líder deve ser naquele em que a equipe se inspira e busca segurança. Manter a calma é a eficiência na comunicação é muito importante para contornar situações ruins.
  • Liderança significa, também, saber identificar as prioridade e os pontos que são menos importantes. Essa simples gestão de recursos reflete dramaticamente nos resultados da equipe. 
  • Em todo cargo, há um ponto em que chegamos em nossa “zona de conforto”. Os bons líderes, no entanto, não podem chegar a este ponto nunca. Eles precisam estar em mudança constante, serem focados e dinâmicos para ajudar a empresa a crescer e a inovar. Estagnação, em geral, leva a degradação.
  • Além de conhecer as pesquisas de satisfação, é essencial buscar sempre novas formas para agradar ao cliente. Quem ignorar o consumidor, certamente estará com os dias de liderança contados. De que serve uma empresa que não atende o público alvo? Saber o que seus consumidores querem é crucial.



  Dos pontos levantados acima, a comunicação é, provavelmente, aquele que mais falta aos engenheiros e graduandos de engenharia. 
   Ai vão mais 4 dicas para que você possa melhorar a eficácia de sua comunicação com a equipe:
  • Verifique se você tem a atenção de sua equipe, observando seu contato com os olhos e outros sinais não-verbais. Isso irá melhorar as chances de que eles escutem você por completo.
  • Comece com um resumo, para proporcionar-lhes o seu ponto de vista. Explique por que é necessária a ação e compartilhe informações relevantes.
  • Compartilhe uma descrição clara da ação desejada, para eliminar a dúvida. Pergunte se eles entenderam exatamente o que você quer que eles façam.
  • Especifique a data e a hora da conclusão, para que ambos saibam que um compromisso foi estabelecido.

  
  A Forbes, artigos acadêmicos de Administração e autores de best sellers apresentaram essas ideias pensando no ambiente empresarial, mas não significa que você não possa colocá-las em pratica até em trabalhos universitários. 

  A liderança é algo amplo e universal, mas não pode ser aprendida sem prática. Ela está sempre atrelada a responsabilidade, sobre si e sobre todos os companheiros. 
  Se você se interessa nesta e outras competências profissionais, fique de olho no Circuito de Empreendedorismo  e nas atividades do Clube de Empreendedorismo. 

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