segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Planejamento e gerenciamento de obras

Com o segundo semestre prestes a começar, o PET já está a todo vapor buscando trazer conteúdo para complementar os conhecimentos dos graduandos de Engenharia Civil da UFPR.
Com início datado para 08 de agosto, a primeira novidade da segunda etapa de 2015 será um curso de gerenciamento de obras, exclusividade do PET Civil em parceria com o engenheiro civil Marco Stavis – profissional que gerenciou as obras do Museu Oscar Niemeyer, o museu do olho.
Para chegar no curso com pinta de engenheiro residente, trazemos algumas informações e dicas que influenciam no gerenciamento e planejamento de obras.


 Foto do site Aurea Construtora


O canteiro de obras é um ambiente hostil. Um sistema recheado de atividades complexas que se interagem e são interdependentes. Sendo assim, é necessária uma preparação prévia para lidar com toda a dinâmica da obra e, portanto, um planejamento de qualidade aliado a um gerenciamento eficiente.
Tudo começa com uma boa administração de recursos. Com o que o engenheiro civil contará para tocar a obra?

- Mão-de-obra;
- Materiais;
- Equipamentos.

Uma boa aplicação desses recursos é resultante de um planejamento eficaz, pois é nele que estão contidas as orientações a serem seguidas, como por exemplo: prazo, custo, qualidade e riscos.  Logo, planejamento é responsável por ditar os limites da obra, e é peça-chave para um produto final de destaque.
Mas como executar e coordenar todo o planejamento? A resposta já é automática:
Um gerenciamento adequado.

O gerenciamento de um projeto em toda a sua plenitude garante que, ao longo do tempo de concepção, planejamento, execução e finalização, todas as atividades que o compõe estejam sendo executadas dentro de diretrizes e metas já estabelecidas no planejamento.
Um projeto, para atingir todos os seus objetivos, deve ser planejado e gerenciado durante todo o tempo de execução até a sua conclusão, portanto o planejamento e o gerenciamento são as principais ferramentas de sucesso da obra.
Para facilitar a vida, o PET disponibiliza alguns mecanismos que, quando desenvolvidos, garantem bons resultados para se alcançar os objetivos pretendidos:
  • Treinar uma equipe para executar as atividades;
  • Delegar responsabilidades;
  • Estabelecer um canal aberto de informações;
  • Criar um plano de implementação do projeto;
  • Controlar e avaliar o andamento do projeto;
  • Criar frentes para as tomadas de decisões;
  • Criar banco de dados de tudo que foi executado;
  • Garantir a manutenção de equipes motivadoras e focadas com os objetivos da obra.

Para mais informações acerca do curso de gerenciamento de obras “O engenheiro e a Obra – Uma abordagem prática” fique atento aos nossos meios de comunicação.
O curso ocorrerá em quatro sábados, nas datas informadas no cartaz e nos mesmos horários, totalizando 12 horas formativas. Serão disponibilizadas 27 vagas.
O curso dará preferência a alunos inscritos do 4º e 5º ano do curso de Engenharia Civil por necessitar conhecimentos específicos, porém a inscrição é aberta a todos!

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link bit.ly/inscricoespet
Inscreva-se até o dia 05/08/2015, não perca o prazo!