quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Transpetro

   A Transpetro é uma das maiores empresas na área de logística e transporte de gás, petróleo, biocombustíveis e derivados a diversos pontos do Brasil. São bilhões de litros de combustíveis que passam anualmente por uma rede que tem mais de 14 mil quilômetros de oleodutos e gasodutos, 49 terminais e 52 navios petroleiros, vale ressaltar que a Transpetro é uma subsidiária da Petrobrás.


   O grupo PET Civil foi conhecer um pouco mais sobre a empresa.

   Criada em 12 de junho de 1998, está hoje estruturada nas seguintes áreas de negócios: Terminais e OleodutosTransporte Marítimo e Gás Natural. No exterior, atua por intermédio da subsidiária Fronape International Company e colabora com a Petrobrás na implantação de projetos internacionais.


   Com as perspectivas de aumento da produção de petróleo em função do pré-sal, a Transpetro lançou, em parceria com o Governo Federal, o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), que proporcionou a retomada da indústria naval brasileira. O Promef encomendou a estaleiros nacionais 49 navios e 20 comboios hidroviários, com um índice de nacionalização superior a 65%. Um investimento de longo prazo no valor de R$ 11,2 bilhões. Seis novos navios já integram a frota da Transpetro.

   Hoje, dia 27 de novembro de 2014, o grupo visitou a unidade de Ilha D'água, localizada no centro da Baía de Guanabara. Essa unidade apresenta 20 tanques de armazenamento, além de portar cerca de 14 km de dutos que fazem interligações entre as refinarias e as demais unidades. Um dos pontos mais interessantes a respeito desses dutos é que são realizadas diversas maneiras de inspeção: semanalmente são limpados através da inserção de PIGS (parecidos com mísseis de submarinos que apresentam escovas de aço em seu entorno); a cada 5 anos são realizados testes também com PIGS portando sensores que permitem a análise do estudo da corrosão, causada pelos agentes transportados; quando ocorrem impactos mecânicos e existe a viabilidade de manutenção, são realizados testes com dois tipos de PIGS, o primeiro tem lâminas de alumínio que constatam o grau de impacto, o segundo é realizado para se analisar o local exato de impacto.

  A Transpetro acumulou, ao longo de sua trajetória, conhecimentos únicos que a tornaram uma empresa diferenciada de logística. Estes conhecimentos, somados à renovação da sua frota pelo Promef, a credenciam como a melhor resposta às necessidades do Sistema Petrobras, que aumentará a produção diária de petróleo dos atuais 2 milhões para 4 milhões de barris nos próximos anos.

Fonte: Transpetro