A cidade de Malmö, na Suécia, é uma das 20 cidades mais adequadas ao ciclismo urbano do mundo (segundo uma pesquisa feita pelo site Copenhagenize). Cerca de 30% da população usa bicicleta para se locomover. E, incrivelmente, todo o transporte urbano de lá é adaptado para que haja intermodalidade urbana.
Devido a esta realidade, foram investidos 47 milhões de euros pelo governo sueco para que, no início deste ano (2014), fosse inaugurada a Estação Central de Malmö, atualmente a terceira estação intermodal mais importante do país.
A Estação Central conta com um estacionamento, Ride & Bike, que pode comportar até 1.500 bicicletas.
Além de apresentar vagas diferenciadas para bicicletas de carga, o estacionamento também possui bombas de ar, áreas de descanso, duchas, itinerário dos trens e uma loja de bicicletas. Tudo isso fora realizado com o intuito de que a bicicleta possa ser o modal mais utilizado no país, optando por uma mobilidade urbana mais sustentável e econômica.
O Ride & Bike apresenta uma área interna, com 800 vagas para bicicletas, além de seguranças e funcionamento 24h, e, também, uma área externa, em que cabem 700 bicicletas e se concentram os demais serviços. Para ter acesso ao estacionamento, é preciso pagar 11 dólares por mês, o que não é muito alto se comparado ao benefício ambiental, urbano e pessoal adquirido.
Mas e aí, será que um país como o Brasil teria a capacidade de proporcionar meios de transporte intermodais para todos os cidadãos? Qualquer que seja a resposta, não podemos deixar de pensar que, num futuro próximo, seria muito interessante que houvessem transportes alternativos num país em que a densidade urbana continua imensa, o transporte urbano um caos e a poluição em larga escala.