terça-feira, 25 de novembro de 2014

A maior ponte pênsil da América Latina está por vir!

Projeto da Ponte de Chacao
   No início de 2014, o governo chileno autorizou a construção da Ponte de Chacao, a futura maior ponte pênsil da América Latina.

   A ponte apresentará 2.750m de extensão e ligará a ilha Chiloé ao continente. A licitação foi encerrada esse ano mesmo e, por conta da credibilidade do governo chileno em relação as Parecerias Público-Privadas, principalmente para obras de infraestrutura, um consórcio de 4 empreiteiras será responsável pela obra, que terá início em 2015. Tal consórcio é formado pela empresa brasileira OAS, Hyundai (Coréia do Sul), SYSTRA (França) e AAS-JAKOBSEN (Noruega).
   O projeto apresenta um orçamento de 740 milhões de dólares e o prazo de entrega está estimado em 6 anos e 7 meses. Foi estimado o uso de 38mil m³ de concreto e 1.3t de aço. A superestrutura terá uma altura de 59m em relação ao nível do mar, para que haja passagem de embarcações. Serão construídas três âncoras sólidas, que fornecerão sustentação aos cabos de aço e, também, duas torres de sustentação (uma com 179,8m e outra com 160,77m de altura).
   Contudo, o mais interessante a respeito dessa ponte é o superconcreto a ser utilizado! Devido aos frequentes abalos sísmicos, alta velocidade do vento e das correntes marítimas da região, essa obra usará um concreto o qual apresentará resistência superior a 150MPa. Para isso, estão sendo desenvolvidos estudos e testes no Laboratório de Materiais Avançados à Base de Cimento, na Escola de Engenharia de São Carlos e na Universidade de São Paulo.
   O projeto desta ponte já está idealizado há 11 anos e agora, finalmente, será colocado em prática!
Assista o vídeo abaixo acerca desta grande obra.