segunda-feira, 13 de outubro de 2014

As 12 mais belas estações ferroviárias

King's Cross, Londres

As ferrovias tem como objetivo integrar regiões, escoar mercadorias. E mesmo sendo rápido, econômico e pouco poluente não vemos os devidos investimentos do setor no país. Porém em diversos países podemos destacar grandes construções que priorizam esse tipo de transporte.
O grupo PET Civil selecionou 12 grandes ferroviárias que são ou serão símbolo nesse segmento, dentre elas uma no Brasil.
1.Antwerpen-Centraal – Antuérpia, Bélgica


A estação Antwerpen-Centraal tem um mix tão grande de referências que é impossível definir seu estilo arquitetônico. Seu domo e a vasta estrutura de vidro do teto deram ao lugar o apelido de Railway Cathedral, por parecer uma igreja.

2. Gare de Liège-Guillemins – Liège, Bélgica


A estação Liege-Guillemin contempla uma enorme estrutura de aço e vidro que parece ter saído em um episódio dos Jetsons. O teto curvado imita o movimento de uma onda, para simbolizar o movimento de passageiros que frenquentam o lugar.

3. Chhatrapati Shivaji Terminus – Bombaim, Índia



A Chhatrapati Shivaji Terminus é a estação de trem mais movimentada do país. Seu projeto é inspirado na arquitetura gótica.

4. Gare do Oriente – Lisboa, Portugal


A estação Gare do Oriente possui um teto super diferente, que lembra a estrutura de uma folha. O "esqueleto" externo da estrutura abriga 8 plataformas de trens.

5. Gare de Strasbourg – Estrasburgo, França


Na estação Gare de Strasbourg o teto também chama a atenção: o prédio, original de 1880, ganha um ar moderno com a estrutura de vidro curvada que o revestiu.

6. King’s Cross Railway Station – Londres, Inglaterra


Famosa por ter aparecido na série Harry Potter, a estação King Cross possui uma estrutura de aço de 20 metros que fica no terminal Victorian.

7. Rotterdam Centraal Station – Rotterdam, Holanda


A entrada da Centraal Station é uma das coisas que mais chama atenção no lugar: o espaço gigante tem forma de um bulmerangue e é feita de aço inoxidável e madeira.

8. Southern Cross Railway Station – Melbourne, Austrália


 Originalmente construída em 1859, a estação Southern Cross Railway, em Melbourne, foi reformada em 2005 e agregou ao seu design o inusitado teto em forma de ondas. A estação ainda tem um mural que conta a história dos meios de transportes através dos séculos.

9. Grand Central Terminal – Nova Iorque, EUA


Mais de 21 milhões de turistas visitam a New York's Grand Central Terminal todos os anos. A estação imponente conta com lustres de cristal para decoração e suntosas escadarias de mármore.

10. Hundertwasser Bahnhof – Uelzen, Alemanha


A estação The Hundertwasser Bahnhof, que fica em Uelzen, ao norte do país, foi reformada em 2000 e contou com o projeto do famoso arquiteto austríaco Friedensreich Hundertwasser.

11. WTC Transportation Hub - Nova York, EUA


Quando abrir em 2015, a estação WTC Transportation Hub vai ter duas "asas" retráteis em sua estrutura, feitas de aço e vidro, que vão permitir levar luz natural para plataformas que fiquem até 6 metros abaixo do nível da rua.

12. Estação da Luz - São Paulo, Brasil


Aberta ao público em 1º de março de 1901, a Estação da Luz ocupa 7,5 mil m² do Jardim da Luz, onde se encontram as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter. Não houve inauguração, já que o tráfego foi sendo deslocado aos poucos, mas não demorou muito para que o novo marco da cidade fosse considerado uma sala de visitas de São Paulo. Todas as personalidades ilustres que tinham a capital como destino eram obrigadas a desembarcar no local. Empresários, intelectuais, políticos, diplomatas e reis foram recepcionados em seu saguão e por lá passavam ao se despedirem.