terça-feira, 3 de dezembro de 2013

#MobilizaPET


 Você conhece o Programa de Educação Tutorial?
O PET atua nos mais diversos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do País desde 1979, quando era denominado Programa Especial de Treinamento. Fundamentado no princípio da indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, o Programa contribui para o desenvolvimento da Educação Superior brasileira. Além disso, proporciona uma formação ampla de seus participantes, discentes e docentes, nas diversas atividades promovidas pelos grupos existentes.

Desde sua criação, o Programa passou por dificuldades e quase foi extinto.O Ministério da Educação, há muito, não tem se mostrado capaz de gerir eficientemente suas tarefas frente ao PET. Nossas demandas e discussões sobre a sua estruturação não têm tido visibilidade, nossos planejamentos e atividades não têm tido retorno nem avaliação do MEC ou das entidades responsáveis, a plataforma online que organiza o gerenciamento de informações sofre forte instabilidade.

Diante desses e de outros problemas, os mais de 800 grupos PET do Brasil declararam estado de mobilização nacional. Os mais de 20 grupos existentes na Universidade Federal do Paraná manifestamos apoio aos nossos colegas que estão participando da movimentação em Brasília, que começou hoje e continua amanhã.