sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Confira as obras brasileiras de destaque em 2013

Ponte Estaiada da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, projetada pelos engenheiros João Luis Casagrande e Jeferson Wilson Peconik.
Na última semana, a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) divulgou as cinco obras destaques do ano escolhidas em parceria com as empresas ArcelorMittal, Atex, Brasfond, TQS Informática e T&A. A premiação foi realizada no PUFA!, evento que tem como objetivo valorizar o trabalho do engenheiro estrutural.

A obra Ponte Estaiada da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, projetada pelos engenheiros João Luis Casagrande e Jeferson Wilson Peconik recebeu a indicação da ArcelorMittal. Com 400 m de extensão, a ponte, que será usada exclusivamente pelo BRT da TransCarioca, vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. A estrutura tem 45 m de altura. A construção da ponte inclui também uma espécie de trevo rodoviário, que terá alças para retorno em seus dois lados.

Museu da Imagem e do Som, calculado pelos engenheiros Suely Bacchereti Bueno e Jardel Olivatto.
A Atex, neste ano, indicou a obra do Museu da Imagem e do Som, também no Rio de Janeiro. Projetada arquitetonicamente pelo escritório Diller Scofidio + Renfro, o complexo terá 9,8 mil m² e será dividido em oito pavimentos, além de hall de entrada, subsolo e terraço, e seis níveis expográficos. O terraço do prédio funcionará como um mirante, democratizando a vista da orla de Copacabana. Para esta obra, os engenheiros Suely Bacchereti Bueno e Jardel Olivatto foram homenageados.


Estação de metrô Brooklin, em São Paulo, projetada estruturalmente por Fernando Leyser Gonçalves, Osvaldemar Marchetti e Piergiorgio Grasso.
A empresa Brasfond, por sua vez, indicou para o prêmio a obra da estação de metrô Brooklin, em São Paulo. Projetada estruturalmente por Fernando Leyser Gonçalves, Osvaldemar Marchetti e Piergiorgio Grasso, a estação faz parte dos oito lotes de prolongamento da Linha 5 - Lilás, entre Largo Treze e Chácara Klabin. É constituída por três poços de ventilação e dois túneis.


Corporate Executive Office, na Barra da Tijuca, calculado por Navarro Adler e Cesar da Silva Pinto.
Já a indicação da TQS Informática foi outra obra carioca. Com quatro torres, o complexo Corporate Executive Office, na Barra da Tijuca, possui duas torres em concreto protendido, que contam com vãos de 15 m e 20 m de vão livre. As outras duas são de concreto convencional. A estrutura foi projetada por Navarro Adler e Cesar da Silva Pinto.


Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragojipe, na Bahia, projetado pelos engenheiros George Maranhão e Francisco Haroldo Gadelha Junior
Para T&A, a obra destaque do ano foi o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragojipe, na Bahia. O estaleiro, com cerca de 1,6 milhão de m² será capaz de processar 36 mil toneladas de aço por ano. A estrutura principal do estaleiro é formada por pilares treliçados em concreto armado, treliças de cobertura com pós-tensão e as vigas de seção 'I' protendidas servem de apoio para as pontes rolantes. O complexo foi projetado pelos engenheiros George Maranhão e Francisco Haroldo Gadelha Junior. O produto será utilizado na fabricação de diferentes tipos de embarcações.

Além de escolherem as obras destaques do ano, a entidade também entregou o Prêmio Augusto Carlos de Vasconcelos, que homenageia um engenheiro estrutural de destaque. Neste ano, o troféu foi in memoriam para o Eng. Arthur Luiz Pitta, que faleceu em 20 de abril deste ano e projetou importantes obras em Brasília e na capital paulista.

Fonte:Téchne