segunda-feira, 1 de abril de 2013

Grupo PET faz visita à Ponte Rio-Niterói.

Museu da Ponte Rio-Niterói
Na última terça-feira, 26 de Março, o grupo PET esteve no Rio de Janeiro/RJ para realizar uma visita técnica à Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói. Além do PET, participaram também da visita os alunos Luan Souza, Ester Divieso, Lucas Lins, Tainan Pantano, Arielly Barbosa e Targus Piaskowski, além da professora doutora do Departamento de Transportes da UFPR, Márcia de Andrade Pereira e  da amiga da grupo, Bruna Emely, residente em Niterói.

A visita contou com a orientação do Dr. Eng. Carlos Henrique Siqueira, o qual já trabalha há 40 anos na ponte. Juntamente com 199 outros engenheiros e 10000 funcionários, ele participou de sua construção, e, atualmente, é responsável pela manutenção da Ponte.

Primeiramente, o Engenheiro realizou uma elucidante apresentação sobre a construção e magnitude da ponte, perpassando sua história e destacando detalhes e curiosidades sobre a obra, como, por exemplo, o fato de a ponte ainda estar entre as três maiores do mundo em relação ao seu volume espacial.


Veículo utilizado na inauguração da ponte
Depois, fomos ao museu da ponte, o qual contém arquivos históricos como o jornal que anuncia a sua abertura para o dia seguinte. Além de uma grande maquete com detalhes enriquecedores e até o carro que foi utilizado no dia da inauguração em 1974. Ainda nas imediações do CCR PONTE, concessionária responsável pela ponte, tivemos a oportunidade de conhecer a central de controle de operações.
 Central de Controle de Operações
Sistema de amortecimento
Por fim, seguimos para ao tão esperado momento de ver na prática e ao vivo, não só externa como internamente, a grandiosidade e beleza dessa grande obra de Engenharia, e, sem dúvidas, um marco na Engenharia brasileira. Percorremos cerca de 700 metros ao longo do vão central, por onde conseguíamos ouvir com grande intensidade o barulho dos carros passando acima de nós. Descobrimos, então, porque o Engenheiro Carlos Henrique Siqueira tem essa grande obra como um verdadeiro filho. É incrível perceber como todos os detalhes foram pensados para que aos 40 anos a ponte continue sendo exemplo de segurança e eficácia. 

Já com muito saudosismo, voltamos à concessionária, onde a petiana Kemmylle Sanny entregou um certificado de agradecimento em nome de todo o grupo PET ao Engenharia Carlos Henrique Siqueira pela disponibilidade e atenciosidade ao longo de toda a visita. 




Engenheiro Carlos Henrique Siqueira
recebendo o Certificado de Agradecimento.
O grupo PET foi pioneiro em levar a graduação do curso de Engenharia Civil para conhecer de perto esse gigante da Engenharia, afim de inspirá-los e instigá-los em relação ao curso e ao que pode ser de fato Engenharia Civil. Esperamos que mais colegas e amigos tenham essa oportunidade e vamos trabalhar para isso!

Para os que não foram nessa primeira visita e gostariam de saber com mais detalhes como ela ocorreu, não percam a apresentação que será realizada pelo grupo no Auditório do CESEC às 12h no dia 18/04 (quinta-feira).


Agradecimentos especiais:


Ao Engenheiro Carlos Henrique Siqueira pela disponibilidade antes, durante e após a visita. Seu amor pela ponte é realmente inspirador e encantador.

A professora Márcia de Andrade Pereira, sem a qual essa visita não teria sido realizada. A confiança dispensada em nós nos faz respeitá-la e admirá-la cada dia mais.
A CENTRAN (motoristas e atendentes), pela paciência e competência.
Ao professor Marcelo Medeiros, tutor do grupo, que, apensar de não poder ter ido, nos apoiou até o último instante.