sexta-feira, 19 de abril de 2013

PET Civil participa do Comunidade Escola

Integração dos universitários com as crianças
No último sábado (13/04), os integrantes do PET Civil Kemmylle Sanny, Gabriela Bill, Jullian de Oliveira e Bruno Araújo, juntamente com o graduando Tainan Pantano e os petianos do PET Computação, foram à Escola Municipal Morumbi realizar uma atividades com as crianças que aproveitam o final de semana para continuar indo à escola, mas, dessa vez, para brincar e jogar diversos jogos como queimada, skateboarding, xadrez e ping-pong.
Com o intuito da prática de interdisciplinaridade, os dois grupos aplicam, bimestralmente, atividades ora relacionadas à Engenharia Civil ora a Ciência da Computação. 
Dessa vez, foram feitas atividades relacionadas aos números binários, comandos computacionais e algoritmos, de forma totalmente lúdica com participação massiva dos pequenos.

O grupo PET convida todos os interessados a participarem desse incrível projeto intitulado INTERPET NA ESCOLA.
Compartilhamos a seguir o depoimento do graduando Tainan Pantano Tomaz, contando como foi sua participação no projeto:

"Neste sábado, ao visitarmos a Escola Municipal Marumbi no bairro Uberaba, conhecemos um pouco do programa ‘’Comunidade Escola’’, que busca prevenir a violência ao trazer crianças que moram na vizinhança às escolas. Como canta uma banda brasileira, não basta nos escondermos atrás dos muros e grades: é preciso, através da educação, integrar esses pequenos grandes homens."

Pensando nisso, acadêmicos do Programa de Ensino Tutorial do curso de Engenharia Civil e de Ciências da Computação apoiam a iniciativa da prefeitura ao organizarem mensalmente atividades lúdico-pedagógicas durante uma tarde. Eu, um intruso convidado entre os experientes ‘’petianos’’, tentei cumprir o papel de voluntário: aquele que ajuda, mas que no fim é verdadeiramente agraciado com os sorrisos e as conversas sinceras com as crianças. Na visão dos pequeninos, estas atividades são simples brincadeiras, mas no fim das contas auxiliam na formação do caráter.

A base fundamental da universidade deve ser constituída pelo tripé ensino – pesquisa – extensão e a iniciativa PET - ‘’Comunidade Escola’’ colabora para que este eixo essencial seja reforçado. As maneiras de se ajudar são diversas, basta que ousemos sair da zona de conforto. Nosso poder está em poder fazer.