sexta-feira, 5 de abril de 2013

Grupo de voluntários substitui barracos por casas para famílias pobres em favelas.


Nos grandes centros urbanos, muitas famílias de baixa renda não podem comprar ou manter uma casa e têm como única solução viver em um barraco em uma favela. Muitas vezes essa situação é extremamente insalubre, as casas são construídas sem as condições básicas de saneamento e até mesmo são infestadas por ratos, baratas e outros animais que podem transmitir doenças. Em casos de chuva, os barracos são levados pela enxurrada e as famílias perdem tudo o que têm.Iniciativas tem sido tomadas no Brasil e no mundo para ajudar essas famílias a sair dessa situação extremamente incômoda e insegura. O Grupo PET foi apresentado recentemente a uma dessas iniciativas, o projeto TETO. Segundo o site do projeto: "TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas comunidades mais precárias, através da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários."
As ações do TETO são baseadas na construção de casas, simples porém eficientes, para substituírem os barracos. São "casas de emergência" que atendem as necessidades mais urgentes da comunidade, propiciando condições dignas aos moradores. Depois de terem a sua dignidade assegurada, as famílias são incentivadas a melhorar suas casas e suas vidas, servindo como exemplo para o resto da comunidade.
Equipe de voluntários de toda a América Latina participando da construção das casas.
Ainda segundo o site "Hoje o TETO está presente em 19 países [...]. Em 15 anos, e graças ao apoio de voluntários e parceiros, o TETO construiu mais de 85 mil moradias de emergência e mobilizou mais de 500 mil voluntários em todo o continente.
Aqui no Brasil, TETO foi fundado em novembro de 2006 na cidade de São Paulo e desde então, centenas de jovens e de famílias das comunidades mais precárias trabalham e sonham juntos erradicar a pobreza extrema do país." 

Alguns alunos da UFPR já participam desse projeto, que por enquanto se foca em São Paulo mas brevemente chegará a Curitiba. Para mais informações sobre o TETO acesse o site e a fanpage no Facebook.



ca
cs