terça-feira, 17 de abril de 2012

Desafio Intermodal - Engenharia de Tráfego

Saída do Centro Politécnico, no prédio de ADM

Nesta segunda-feira (16/04), os alunos da disciplina optativa de Engenharia de Tráfego, orientados pela professora Márcia de Andrade Pereira - Departamento de Transportes -, realizaram o Desafio Intermodal. O projeto é uma adaptação do desafio realizado em diversas capitais e metrópoles, como o que vem sendo realizado em Curitiba desde 2007, com diferentes resultados.

O Desafio Intermodal tem como um dos responsáveis pela sua realização o coordenador do projeto Ciclovida, José Carlos Assunção Belotto, do Núcleo de Psicologia do Trânsito da UFPR. Medir gasto de tempo, calorias, custo financeiro e emissão de poluentes, além de avaliar os quesitos de conforto e segurança, são alguns dos objetivos do projeto. Além disso, visa propor soluções para o problema de trânsito engarrafado de diversas cidades no Brasil e no mundo. Dentre os vários desafios já realizados, a bicicleta geralmente "vence" no quesito maior agilidade e menor custo.

Praça do expedicionário
Para a disciplina de Engenharia de Tráfego, a professora Márcia, junto com os alunos do PET Civil, propôs que o trajeto realizado fosse:

Partida - Prédio de Administração do Centro Politécnico, UFPR

Ponto intermediário - Praça do Expedicionário, centro

Ponto final - Praça das Nações, entre o Alto da XV e Cristo Rei.



Praça do expedicionário

Ao final do desafio, na Praça das Nações, os estudantes - que se dividiram entre os modais carro, ônibus, ônibus + a pé, bicicleta, moto, táxi, corredor e a pé - responderam um questionário para avaliarem as condições do trajeto, como via, trânsito e segurança. Além disso, foram tiradas fotos para registrar a passagem e o tempo de cada participante em cada ponto. Após serem computadas as avaliações de cada modal, a professora elaborará um relatório.

Confira as fotos no facebook do PET.