quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Engenharia Sustentável é tema de concurso de redação na UFJF



A primeira edição do Concurso de Redação - cujo tema escolhido foi a Engenharia Sustentável - promovido pelo Grupo de Educação Tutorial (Get) do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, em parceria com a Faculdade de Letras (Fale), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vai premiar os três melhores estudantes redatores das Engenharias e da Arquitetura e Urbanismo.
O concurso, realizado na semana passada, foi aberto a todas as Engenharias e ao curso de Arquitetura e Urbanismo e teve 58 inscritos e 44 participantes, sendo os alunos das Engenharias Civil e Elétrica em maior número. Segundo o professor Marconi Fonseca, organizador do evento, foi uma grande surpresa. “A expectativa era ter mais inscritos da Engenharia Sanitária e Ambiental e da Arquitetura e Urbanismo, mas, quem mais participou foi a Elétrica e a Civil”, afirma Marconi.
O evento foi promovido na tentativa de quebrar o estigma criado sobre os engenheiros terem dificuldades com a escrita focando mais em números, segundo Luiz Evaristo Paiva, organizador do evento. “Existe uma máxima que diz que engenheiros não escrevem bem, pretendemos descobrir até onde essa máxima é verdadeira e, por fim, diminuir esse mito. Quem sabe até desmistificá-lo”, afirma. “Nosso objetivo é motivar os alunos a lerem mais e escreverem mais, porque é isso que vai melhorar a redação deles”, ressalta Evaristo. “Essa foi a primeira edição do concurso, a gente pretende continuar realizando. Esperamos que as próximas edições envolvam outras unidades como o Instituto de Ciências Exatas”, complementa.
Resultado
O resultado final será divulgado no dia 20 de outubro na “Semana da Engenharia 2011”, prevista para entre os dias 17 e 21 de outubro. Três redações serão selecionadas e irão receber, respectivamente: um Netbook, um HD Externo de 500 Gb e um HD Externo de 300 Gb.
O GET
Baseado no Programa de Educação Tutorial (Pet) criado pelo Ministério da Educação (Mec), o Get é um programa que atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Destina-se a apoiar grupos de alunos que demonstram potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação.
O Get da Engenharia sanitária e Ambiental iniciou suas atividades em março de 2011, sob a tutoria do Prof. Dr. Luiz Evaristo Dias de Paiva.

Leia na íntegra.