sábado, 23 de junho de 2012

Ações sustentáveis nas arenas da Copa do Mundo são apresentadas durante a Rio+20


Estádio Nacional de Brasília deve ter maior estrutura de captação de energia solar, enquanto Mineirão contará com reservatório de seis milhões de litros de água

Projeto do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília-DF

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, as arenas da Copa do Mundo de 2014 serviram como exemplo de construções que adotam práticas relacionadas à preservação do meio ambiente. Das 12 sedes de partidas do Mundial que acontecerá no Brasil daqui a dois anos, dez já solicitaram a certificação LEED (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental), emitida pela organização não governamental Green Building Council (GBC).

O representante do GBC, Felipe Faria, ressaltou a atuação governamental no setor. O BNDES, por exemplo, desenvolveu duas linhas de crédito, a Procopa Turismo e a Procopa Arena, que atrelaram benefícios no financiamento ao compromisso da busca por uma certificação ambiental. "O governo está mostrando à iniciativa privada quais são as direções da construção civil no Brasil. Estamos otimistas para a Copa e para as Olimpíadas", disse.

Na busca pelo "selo verde", a reforma do estádio Mineirão, em Belo Horizonte, terá captação de água da chuva, que será enviada para um reservatório com capacidade de seis milhões de litros. Segundo Faria, o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, único projeto dentre as arenas da Copa que busca a mais alta das quatro certificações do LEED, contará com 9,6 mil painéis solares e vai se tornar a maior estrutura de captação de energia desse tipo no país, com capacidade instalada de gerar 2,5 megawatts de energia.

Confira na íntegra:
O diretor executivo da Ernest & Young, Alexandre Rangel, lembrou que na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, as viagens internacionais de avião corresponderam a 67% da pegada de carbono do evento. "Estamos trabalhando com os governos para pensar alternativas para o transporte", ressaltou.

O LEED é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações criado pelo Green Building Council, sendo um selo de reconhecimento internacional e utilizado em mais de 130 países no mundo, inclusive no Brasil. A pontuação que varia de 40 a 110, divide o selo em diferentes níveis: Básico, Silver, Gold e Platinum. Os critérios da certificação LEED no Brasil englobam seis itens: eficiência energética; uso racional da água; materiais e recursos; qualidade ambiental interna; espaço sustentável; inovações e tecnologias e créditos regionais.