sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

O BIM e seu diferencial no planejamento de obras


Por Felipe Pizatto

O que é BIM?

Hoje em dia se fala muito a respeito do BIM, da sua importância e do seu impacto na construção civil. Mas apesar de se falar muito sobre, muita gente ainda tem uma ideia equivocada do que é o BIM, alguns pensam que é simplesmente uma modelagem tridimensional do projeto, outros pensam que é um software em específico, na verdade, o BIM utiliza um modelo em 3 dimensões, mas ele vai além disso.  
O BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção, em português) pode ser definido como um modelo digital da edificação que contém todas as características da mesma durante sua vida útil. Com isso o BIM permite aos engenheiros, arquitetos e construtores ter acesso à uma prévia das manutenções que serão necessárias durante o ciclo de vida útil da edificação e também possíveis interferências entre os projetos que a compõe.


Figura 1


Benefícios de se utilizar o BIM

A utilização do BIM traz uma série de benefícios para a execução do projeto, como por exemplo uma melhoria de comunicação entre os diferentes projetos que compõe uma edificação, isso já sana um dos principais problemas que existem na construção civil, que é a falha de comunicação entre as partes envolvidas na elaboração do projeto. Já que o BIM integra todos os projetos em um único modelo, possíveis interferências são identificadas antes de se iniciar a construção, permitindo a solução dos problemas ainda na fase de elaboração do projeto.
Além disso o BIM traz todas etapas da construção de forma detalhada, como uma simulação virtual da construção, o que permite um aumento da precisão de execução do projeto e também uma garantia de cumprimento do cronograma, já que cada etapa pode ser analisada e planejada com antecedência, evitando atrasos e desperdícios.
Também é possível elaborar um planejamento completo do canteiro de obras em todas as suas etapas, levando em conta as transformações que ocorrerão no canteiro com o andamento da obra, permitindo a otimização da logística do canteiro e aumentando a eficiência na execução do projeto.


Modelo tridimensional de uma edificação.
Fonte: Mundo GEO

Importância no BIM para os envolvidos

Apesar do BIM ser utilizado pelos profissionais responsáveis pelo projeto e pela obra, sua importância se estende a todos os envolvidos no empreendimento.
Para o investidor, o BIM é uma garantia de precisão nos prazos e custos do empreendimento, não só durante a execução, mas também após a conclusão da obra, pois traz informações a respeito das manutenções previstas.
Para os arquitetos, engenheiros e construtores responsáveis, o BIM é uma poderosa ferramenta que facilita a elaboração dos projetos, a comunicação entre os profissionais envolvidos e fornece informações e detalhes precisos a respeito dos cronogramas e etapas da obra.
Para as imobiliárias e corretoras é possível utilizar o BIM para oferecer aos futuros compradores um “tour virtual” pela obra pronta, garantindo uma melhor experiência aos clientes.

Realidade do BIM no Brasil e no mundo

O BIM já é uma realidade em muitos países do mundo, principalmente os países mais desenvolvidos. Alguns países vem utilizando diversas estratégias para incentivar a aplicação desse conceito nos projetos e obras. Dentre exemplos podemos citar países como Estados Unidos e Reino Unido, onde o governo exige a utilização do BIM para novos projetos de obras públicas.
Também em Singapura é realizada uma análise do modelo BIM para a aprovação de projetos arquitetônicos, estruturais, hidráulicos, elétricos e instalações de ar-condicionado.
Na América Latina o Chile se destaca no uso do BIM, pois exige a utilização do mesmo para a elaboração de projetos de hospitais em licitações públicas.
O Brasil, embora o BIM ainda não seja amplamente utilizado, vem seguindo essa tendência mundial, portanto, o uso do BIM é visto como um diferencial pelas empresas do setor da construção civil. O conceito também está sendo inserido aos poucos dentro das universidades do país, mas ainda não é amplamente difundido.

Conclusão

A utilização do conceito BIM, tanto no desenvolvimento quanto nas etapas de execução dos projetos, traz uma série de vantagens para todos os envolvidos no empreendimento. Sua utilização facilita o cumprimento de prazos, aumenta a precisão dos orçamentos e agrega qualidade a obra, em virtude disso o uso do BIM como uma importante ferramenta no planejamento de obras só tende a crescer no mundo todo.

Referências

THOMÉ, Brenda. O QUE É BIM? ENTENDA AGORA O CONCEITO E SUAS APLICAÇÕES. Disponível em: https://www.sienge.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-bim-entenda-o-conceito-e-suas-aplicacoes/. Acesso em: 14/11/2018.

GONÇALVES, Francisco. BIM: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESTA METODOLOGIA. Disponível em: http://maisengenharia.altoqi.com.br/bim/o-que-e-bim-o-que-voce-precisa-saber/#realidadebim. Acesso em: 14/11/2018.