terça-feira, 21 de junho de 2016

Um país consegue usar apenas energia renovável?

A resposta é: sim. O recorde atual batido no mês de maio é de Portugal, que consumiu por mais de 4 dias consecutivos (107 horas) exclusivamente energia de fontes renováveis. A informação foi divulgada oficialmente com base nos dados das Redes Energéticas Nacionais portuguesas, sob análise da ONG ZERO em colaboração com a Associação Portuguesa de Energias Renováveis.

Imagem divulgada pela ong em seu twitter oficial

Segundo a ZERO, o recorde conquistado por Portugal só corrobora a ideia de que é possível um país ter uma matriz energética 100% renovável. Tal situação acarretaria enormes reduções das emissões de gases poluentes causadores do aquecimento global e agravantes do efeito estufa, e seriam um marco extremamente positivo na história da humanidade.

Fazenda de energia solar em Serpa, Portugal

Em 2001 o governo português lançou o Progama E4, que consiste em diversas medidas adotadas buscando uma matriz energética consistente, integrada e renovável. A meta principal entre os anos 2002 e 2007 foi de substituir usinas a base de carvão e óleo por usinas a base de gás natural, através da abertura do setor para empresas privadas.
C:\Users\PET-Admin\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\wind-turbines-Sines-Portugal-Paulo-Valdivieso.jpg
Fazenda de vento em Portugal
Ao decorrer dos anos seguintes, o Programa E4 se sustentou em três pilares: a diversificação de fontes energéticas, o estímulo à eficiência energética e o estímulo à energia renovável. A produção de energia eólica, por exemplo, cresceu de 1,9MW em março de 2007 para 3,9MW em dezembro de 2010 no país.