O Aeroporto Internacional de Cochin, situado a 28km da cidade de Cochin (Costa Sudoeste da Índia) é o primeiro aeroporto no mundo a ter 100% de sua energia gerada por painéis solares.
Os milhares de painéis ocupam uma área de aproximadamente 182.000m² no terreno, e são capazes de gerar energia na ordem de 50.000kW/dia, superando inclusive a demanda do aeroporto. De acordo com nota oficial, o consumo de energia solar pelo aeroporto vai poupar a emissão de 300 mil toneladas de carbono na atmosfera pelos próximos 25 anos.
A empresa alemã Bosch executou a instalação do sistema fotovoltaico em 4 meses, e se espera que os 9.3 milhões de dólares investidos sejam recuperados em menos de 6 anos com a economia no gasto com energia elétrica.
A notícia da autossuficiência do Aeroporto de Cochin estimulou outros aeroportos na Índia a seguirem o mesmo caminho. O Aeroporto Internacional de Kolkata divulgou que planeja reduzir seus gastos com energia em 30% com a utilização de 283.000m² de área do terreno para a instalação de painéis fotovoltaicos.
Resta agora esperar que a repercussão do projeto influa positivamente no posicionamento político de países asiáticos, visto que países como China e Índia são atualmente dois dos mais poluentes do mundo, e estimule o surgimento de novas iniciativas sustentáveis para reverter esse cenário.