segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Carreiras de Sucesso no Empreendedorismo

Empreendedor.
em.pre.en.de.dor
1. Que empreende. 2. Que se aventura à realização de coisas difíceis ou fora do comum; ativo, arrojado. 3. Aquele que empreende. 4. Aquele que toma a seu cargo uma empresa.

O PET Civil separou três dos maiores empreendedores do mundo: pessoas que fizeram a diferença em sua época e contribuíram para a realização de tarefas complexas e que elevaram o seu setor de atuação para outro patamar.
Henry Ford



Henry Ford, nascido no interior dos Estados Unidos na segunda metade do século XIX, foi um dos maiores ícones do empreendedorismo mundial. Fundador da Ford Company, tornou-se um dos homens mais ricos da época com o desenvolvimento expressivo da indústria automobilística. Sua principal marca foi a criação de uma intensa rede de contatos para publicidade, garantindo que cada jornal da cidade de Detroit, inicialmente, divulgasse notícias e anúncios sobre seus produtos.

Pioneiro no método mais tarde conhecido como fordismo, as ideias de Henry Ford modificaram todo o pensamento da época, e foi através dele que o mundo conheceu o padrão industrial de produção; ele revolucionou a relação patrão-funcionário e alterou para sempre o ciclo econômico mundial. É, portanto, um dos empreendedores mais bem-sucedido e mais estudado na área da administração.
Steve Jobs


Foi um inventor, magnata e empresário americano no setor da informática. Co-fundador, presidente e CEO da Apple Inc., revolucionou os setores da computação, da animação, música e publicações digitais. Foi, também, diretor executivo da empresa de animações Pixar e acionista da The Walt Disney Company.

Considerado um gênio criativo e um mestre do empreendedorismo, fez sua principal empresa alcançar a marca de 735 bilhões em valor de mercado. A Apple alterou como nenhuma empresa antes o mundo digital com a divulgação de produtos como o Macintosh, o iPhone, o iPod e o iPad através de Jobs. Eleito a pessoa mais poderosa do mundo dos negócios pela Fortune em 2007 além de o empresário da década no ano de 2009, acumulou uma fortuna de 7 bilhões de dólares a frente de uma das maiores companhias do mundo.

Seu maior legado, mesmo depois de 4 anos de sua morte, é a maior empresa de tecnologia do mundo.

Muhammad Yunus




O Professor Yunus nasceu em Bangladesh em 1940, em 1965 recebeu uma bolsa para estudar economia na Universidade de Vanderbilt nos EUA, recebendo, em 1969 recebeu o título de Ph.D. Em 1972 ele retornou a Bangladesh como presidente do Departamento de Economia da Universidade de Chittagong.
Em 1976, o Professor Yunus começou a fazer experiências com o fornecimento de pequenos empréstimos para os pobres sem as garantias e exigências tradicionais dos bancos comerciais. O projeto foi chamado de Grameen Bank e, mais tarde, em 1983, tornou-se um banco oficial para fornecer empréstimos aos pobres, principalmente mulheres na zona rural de Bangladesh. Hoje o Grameen Bank tem mais de 8,4 milhões de mutuários, 97% dos quais são mulheres, e desembolsa mais de 1,5 bilhões de dólares por ano. A idéia se espalhou por quase todos os países do mundo, incluindo países desenvolvidos e industrializados.
Muhammad Yunus foi convidado pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a atuar como um defensor da ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). Além disso, faz parte do Conselho de Administração da Fundação das Nações Unidas.
Ao Professor Muhammad Yunus são destinados mais de 50 títulos Honoris causa por universidades, incluindo a UFPR em 2015, em 20 países. Ele já recebeu 112 prêmios de 26 países, incluindo honras de Estado de 10 países.

Em 2006, lhe foi atribuído conjuntamente ao Grameen Bank o Prêmio Nobel da Paz e no mesmo ano pela revista Time foi apontado como um dos 12 maiores líderes empresariais em "60 anos de Heróis asiáticos".


Participe você também do Circuito de Empreendorismo! Os Workshops ocorrerão nos dias 23/11 e 25/11. Inscreva-se em: bit.ly/inscricoespet