segunda-feira, 4 de agosto de 2014

PET Civil participou do XIX ENAPET em Santa Maria/RS


O XIX ENAPET (Encontro Nacional dos grupos PET) aconteceu entre os dias 28 de julho e 1º de agosto na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e contou com a presença de aproximadamente 2000 alunos e tutores de grupos PET de todo o país, além de representantes do MEC. A UFPR estava representada pelos grupos PET de Engenharia Civil, Farmácia, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Química, Geologia, História, Litoral Social e Comunidades do Campo. Todos os alunos do PET Civil estavam presentes no evento.
Alunos do PET Civil na UFSM.
Tendo como tema "Inovação e Formação: os desafios dessa construção", a proposta do encontro foi discutir os problemas que atingem o PET em âmbito nacional, trocar experiências entre os diversos grupos e debater maneiras de expandir e melhorar o programa. O primeiro momento de discussão foi o encontro de petianos, quando alunos de diversos grupos puderam expor sua opinião, compartilhar experiências e propor soluções e discussões sobre o panorama atual dos grupos PET. Ao mesmo tempo, os tutores também se reuniram para discutir questões como avaliação dos grupos e a troca de tutores. 

A organização do evento, para fortalecer as discussões sobre educação, trouxe uma palestra do professor Álvaro Ayala, tutor do PET Física da UFPel, e do professor Felipe Müller, da UFSM, sobre educação tutorial e formação petiana. Também houve a palestra do sociólogo e Master Treiner CEFE Eduardo Pereyra da Silveira, sobre práticas pedagógicas.

Na tentativa de resolver diversos problemas, em todos os eventos existe uma série de discussões sobre temas pertinentes aos grupos e a situação atual do programa em relação ao trato que o MEC dá ao mesmo. Nesse ENAPET, os temas foram divididos em nove grupos de discussão e trabalho (GDTs): 1)Filosofia da Educação Tutorial e sua realização no PET, 2)Avaliação e CLAA, 3)O PET e Inovação: novas práticas pedagógicas na graduação, 4)Educação tutorial e a diversidade na universidade, 5)Perfil e Processo: Selecionando professores e alunos para o programa, 6)Organização política e gestão de eventos, 7)Ensino, pesquisa e extensão e a articulação com a responsabilidade social, 8)Financiamento dos grupos e do programa e 9)Inserção do Programa na vida acadêmica. Os alunos do PET Civil participaram dos GDTs 1, 4, 5 e 8, levando as demandas dos PETs da UFPR e debatendo as questões propostas no momento, buscando sempre o melhor rumo para o programa no Brasil. Os encaminhamentos tirados nos GDTs foram levados para a Assembleia Geral e foram discutidos e votados. Os encaminhamentos aprovados nesse eventos serão enviados, através da diretoria da CENAPET, ao MEC, onde serão avaliados pelas autoridades competentes.

Outro momento importantíssimo do evento foi o Encontro por Áreas, em que grupos PET de áreas afins compartilhavam seus projetos e os resultados obtidos com a graduação ou com a comunidade. Além disso, os grupos tiveram a oportunidade de apresentar dois de seus trabalhos em banner para todos os participantes.

No próximo ENAPET, que será realizado em Belém, o PET Civil estará novamente presente, representando a UFPR e colaborando para a formação de um PET cada vez melhor.
Alunos e tutores da UFPR ao final da Assembleia.