quarta-feira, 21 de maio de 2014

Projeto de Construção do Centro Intermodal de Transportes do Tamisa


Fosters & Partners revelou as características finais do projeto de construção do Centro Intermodal de Transportes do Tamisa, que reúne infraestruturas rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias e marítimo-portuárias e incorpora sistemas de proteção de cheias e aproveitamento de energia das marés.

A estrutura pretende promover uma via privilegiada de transporte de passageiros e mercadorias entre a Grã-Bretanha e a Europa continental, colocando o país no centro da rede logística europeia.
O projeto, desenvolvido em conjunto com as consultoras  Halcrow e Volterra, prevê a melhoria da estrutura portuária existente e a construção de um novo aeroporto, no estuário do Tamisa, com capacidade para 150 milhões de pessoas anualmente e da maior estação central ferroviária no Reino Unido, pela qual circularão 300 mil passageiros diariamente.
O projeto inclui a construção de um corredor ferroviário de quatro linhas, duas das quais de alta-velocidade, a circular a Londres.


Está também projetada a construção de uma barreira de proteção de cheias, expandindo o sistema existente, o que permitirá aumentar a área protegida em cerca de 150%. As novas barreiras integram dispositivos de aproveitamento de energia das marés, numa extensão de cerca de 5 quilómetros, possibilitando a geração de 525 GWh anuais.