Três projetos de infraestrutura urbana em Curitiba foram incluídos no pacote de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, totalizando recursos adicionais de R$ 1,12 bilhão. As melhorias compreendem a remodelação da linha Inter 2 e a ampliação da capacidade e da velocidade das linhas de ônibus BRT, bem como a conclusão da Linha Verde. O secretário Municipal de Planejamento, Fábio Dória Scatolin, diz que a previsão é de que até o fim de maio pelos menos uma grande intervenção de cada projeto seja licitada.
Do total, R$ 585 milhões serão destinados para a revitalização da linha Inter 2, que incluem os serviços de elaboração de projeto de engenharia, obras civis, equipamentos de trânsito, ciclo-facilidades e desapropriações. A primeira fase das obras será realizada em duas etapas: a contratação do projeto executivo (R$ 6,76 milhões) e a implantação de dois binários os e uma trincheira, bem como a reforma de dois terminais de ônibus e a realização de estudos para a criação de faixas exclusivas para circulação dos coletivos (R$ 96,7 milhões).
Os binários estão previstos nas ruas Camões e Pe. Germano Mayer, próximo à Avenida Victor Ferreira do Amaral, e nas ruas Prof. Olga Balster e José Ritmeyer, próximo ao Terminal do Capão da Imbuia. A trincheira será construída na Avenida Sete de Setembro com a Av. Artur Bernardes. Também está prevista a construção de um viaduto estaiado na Avenida Cel. Francisco H. dos Santos com a Rua José Rietmeyer.
Os terminais vão receber uma cobertura em curva e abrigar bicicletários. As melhorias serão realizadas Terminal Campina do Siqueira (que ganhará uma adaptação para operar como BRT), o Terminal Capão da Imbuia (que terá integração entre o Inter 2 e o BRT Leste-Oeste), e o Terminal do Hauer. O Inter 2 passará a circular em algumas canaletas exclusivas que já existem em seu itinerário, numa extensão de 7,43 km, no trechos da Av. Paraná/João Gualberto, Avenida República Argentina, Rua Padre Anchieta e Linha Verde.
Ônibus
Numa etapa posterior, novos ônibus devem entrar em circulação, todos articulados e com portas para os dois lados. Está prevista a substituição de 30 ônibus e adaptação de outros 40. A Prefeitura de Curitiba não divulgou valores e informou que o investimento será feito pelas empresas que operam o sistema.
Fonte:Pini