segunda-feira, 7 de abril de 2014

Paraná investe R$ 1 milhão por dia na manutenção e conservação de rodovias

 Trânsito de Curitiba (Foto: Paulo Rosa)
Com o aumento médio de 7% ao ano, o Paraná alcançou no ano passado a marca de 6.159.417 veículos em circulação, equivalendo a quase 60% da população do estado, ou seja, existe um veículo registrado a cada dois paranaenses.



 Curitiba é o município paranaense com mais carros nas ruas, registrando 1.350.462 veículos. Londrina destacou-se na região Norte, contando com 340.842 veículos. Já Maringá, no Noroeste, tem uma frota de 286.867 veículos.
De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o estado já possui uma melhora significativa na capacidade das rodovias, que oferecem mais segurança para os veículos leves e moradores. Porém, com mais de um milhão de veículos pesados, entre caminhões, reboques e ônibus, circulando nas estradas, o Governo do Paraná investirá até dezembro deste ano cerca de R$ 334 milhões na recuperação e manutenção de 11,8 mil quilômetros da malha rodoviária estadual. São cerca de R$ 1 milhão por dia, aplicados na restauração de pistas, operações tapa-buracos, roçadas, recuperação da sinalização e recuperação total de trechos de rodovias, como a duplicação da PR 445, entre Londrina e Cambé; a duplicação entre Maringá e Paiçandu; e o viaduto de Foz de Iguaçu.


Obras de recuperação de pavimento na PR 466,
entre Guarapuava e rio Muquilão (Foto: Jorge Woll/ SEIL/DER)

Há também R$ 120 milhões programados para as obras de recuperação e manutenção das rodovias dos Campos Gerais que estão conservando 20 rodovias da região, ao longo de 1,2 mil quilômetros. Além disso, ocorrerão investimentos em construção de novas rodovias, como é o caso da nova rodovia duplicada entre Pontal do Sul e Praia de Leste dando acesso à PR 407, que no dia 10 de março, o governo abriu licitação para a elaboração do seu projeto executivo.
Todas essas obras já em execução e as planejadas, fazem parte do maior programa de recuperação rodoviária do Estado. Segundo José Richa Filho, o resultado deste esforço é a qualidade da malha rodoviária do Estado, que, de acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Transporte, é a segunda melhor do Brasil, ficando apenas atrás de São Paulo.