Trânsito de Curitiba (Foto: Paulo Rosa) |
Curitiba é o município
paranaense com mais carros nas ruas, registrando 1.350.462 veículos. Londrina
destacou-se na região Norte, contando com 340.842 veículos. Já Maringá, no
Noroeste, tem uma frota de 286.867 veículos.
De acordo com o secretário
estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o estado já possui uma
melhora significativa na capacidade das rodovias, que oferecem mais segurança para os veículos leves e moradores. Porém, com mais de
um milhão de veículos pesados, entre caminhões, reboques e ônibus, circulando
nas estradas, o Governo do Paraná investirá até dezembro deste ano cerca de R$
334 milhões na recuperação e manutenção de 11,8 mil quilômetros da malha
rodoviária estadual. São cerca de R$ 1 milhão por dia, aplicados na restauração
de pistas, operações tapa-buracos, roçadas, recuperação da sinalização e
recuperação total de trechos de rodovias, como a duplicação da PR 445, entre
Londrina e Cambé; a duplicação entre Maringá e Paiçandu; e o viaduto de Foz de
Iguaçu.
Obras de recuperação de pavimento na PR 466,
entre Guarapuava e rio Muquilão (Foto: Jorge Woll/ SEIL/DER)
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Há
também R$ 120 milhões programados para as obras de recuperação e manutenção das
rodovias dos Campos Gerais que estão conservando 20 rodovias da região, ao
longo de 1,2 mil quilômetros. Além disso, ocorrerão
investimentos em construção de novas rodovias, como é o caso da nova rodovia duplicada
entre Pontal do Sul e Praia de Leste dando acesso à PR 407, que no dia 10 de
março, o governo abriu licitação para a elaboração do seu projeto executivo.
Todas
essas obras já em execução e as planejadas, fazem parte do maior programa de
recuperação rodoviária do Estado. Segundo José Richa Filho, o resultado deste
esforço é a qualidade da malha rodoviária do Estado, que, de acordo com a pesquisa
da Confederação Nacional do Transporte, é a segunda melhor do Brasil, ficando apenas
atrás de São Paulo.